A necessidade do Novo Nascimento

A necessidade do no nascimento

A necessidade do Novo Nascimento

 A necessidade do novo nascimento atinge a todos os seres humanos, pois se afastaram de Deus.

Podemos chamar o novo nascimento de mudança de coração no sentido de uma mudança da disposição regente (incluindo os afetos bem como a vontade), mas o novo coração não apaga completamente a velha natureza do homem. A natureza carnal fica. (Rm 7.14-25; Gl 5.17).

Portanto é necessário controlá-la através da ação do Espírito Santo em nossa vida.

Texto Bíblico João 3.1-12

Quem era Nicodemos

Nicodemos, nome grego que significa “homem do povo”, muito frequente entre os judeus. Nicodemos pertencia aos principais do judaísmo.

Era membro do Sinédrio, filiado ao partido dos fariseus. Possuía muita autoridade. Jesus o chamou de mestre de Israel, certamente ele também era um doutor da lei. Nicodemos conhecia a lei, mais não conhecia o autor da lei.

A necessidade do Novo Nascimento segundo o Evangelho de João

1 – Jesus fala a Nicodemos

Encontramos a única menção explícita ao novo nascimento na conversa de Jesus com Nicodemos (3.1-21). O  Senhor e Salvador Jesus Cristo fala a Nicodemos: ‘Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus‘ (v. 3).

A réplica de Nicodemos: ‘Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?’ (v, 4), indica que ele entendeu o comentário de Jesus na esfera humana, física. A interpretação errônea de Nicodemos fornece a Jesus a oportunidade de esclarecer o que queria dizer.

Ele fala da necessidade de um novo nascimento espiritual, não de um segundo nascimento físico (vv, 6-8). A interpretação errônea e o esclarecimento resultante dela são refletidos em um jogo de palavras no versículo 3 (repetidas no v, 7).

2 – A palavra grega aõthen, traduzida por ‘novo’, na NVI, pode querer dizer ‘de novo’ ou de cima’.

Contudo, o fato de Nicodemos entendê-la com o sentido de ‘de novo’ leva-o a concluir que Jesus fala de um segundo nascimento físico, mas a resposta de Jesus, registrada nos versículos 6-8, mostra que Ele se refere à necessidade de um nascimento espiritual, um nascimento ‘de cima’.

Esse novo nascimento não é resultado de nenhum ato humano (v, 6), é obra do Espírito Santo (v. 8). É necessária a atividade sobrenatural do Espírito de Deus para realizar esse novo nascimento espiritual no indivíduo.

Ele não consiste apenas em percepção ou compreensão mais excelente, mas na completa transformação do indivíduo ( 2 Co 5.17) (ZUCK, Roy B, Teologia do Novo Testamento, 1.ed, Rio de Janeiro, CPAD, 2008, pp, 245-6).

Artigo Relacionado  O Senhor Jesus cura hoje

Obs.: Conversão:

[Do hb. sub, voltar atrás; do gr. metanoeo, voltar; e, do lat. conversionem, transformação] Mudança que Deus opera na vida do que aceita Cristo como o seu Salvador pessoal, modificando-lhe radicalmente a maneira de ser, pensar e agir.

A conversão é o lado objetivo e externo do novo nascimento. Por intermédio dela, o pecador arrependido mostra ao mundo a obra que Cristo operou em seu interior: a regeneração. Em suma: o novo nascimento tem dois lados: um subjetivo e outro objetivo. Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, p.115.

Quem era Nicodemos Autoridade entre os Judeus Nicodemos tinha autoridade, era um fariseu, religioso que creu em Jesus, porém preferiu não nascer de novo por conta da sua posição na sociedade. Jo 12:42-43.

Nicodemos também esteve presente no sepultamento de Jesus. Jo 19:38-40.

Porque Jesus responde sem haver uma pergunta Porque este Mestre Espiritual que era Jesus consegue perceber o que ia na alma das pessoas.

Ele sabia quais eram os conflitos de cada um, assim consegue perceber a de Nicodemos antes mesmo deste perguntar: “Com fazer para entrar no Reino de Deus?” (Jo 2:24). Há uma luta entre as obras da carne e o Espírito, impedindo a produção de frutos.

3 – O Que é Nascer de Novo (João 3:3)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Jesus tratou de uma das doutrinas fundamentais da cristã: a regeneração, ou o nascimento espiritual.

Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo. Jo 3:1-8 Tt 3-5.

A regeneração é a transformação da pessoa, efetuadas por Deus e o Espírito Santo. Rm 12:2 Ef 4:23-24 2Co 5-17 Por esta operação, a vida eterna da parte do próprio Deus é outorgada ao crente, e este se torna um filho de Deus e uma nova criatura Jo 3-16 Jo 1-12.

Porque a regeneração é necessária Porque todo ser humano pela sua natureza estar ligada ao pecado, não consegue Obedecer a Deus e de agradar-lhe. Sl 51:5 Sl 58:3 Rm 5:12 Gn 6:5.

Obs.: Jesus fala a Nicodemos, da necessidade do novo nascimento da água (do grego hudor) e do espírito (do grego pneuma).

Aqui o mestre se refere ao simbolismo do batismo de João (que os fariseus não aceitavam), e da renovação pelo Espírito Santo. O batismo em água não era de todo desconhecido de Israel.

O batismo vinha desde o exílio babilônico, porém professado aos prosélitos, cidadãos de outras nações que se convertiam ao judaísmo.

4 – Qual o primeiro passo para que a regeneração aconteça o Arrependimento voluntário.

Mt 3:2 Mt 3:8 Mt 4-17 A regeneração envolve mudança de direção e de vida antes pecadora agora Santificada e focada em agradar ao Pai. 2Co 5:17 Ef 2:1-10 Rm 8:13-14 1Jo 2:9-12 1Jo 4:7 1Jo 2:15-16 1Jo 3:8-10 Não é possível permanecer nascido de novo sem o desejo sincero e o esforço de agradar a Deus e evitar o mal. Jo 15:1-6.

Artigo Relacionado  O Novo Homem em Cristo Jesus

Quais são os frutos Gl 5:16-26 IDOLATRIA HERESIAS FEITIÇARIA INVEJAS INIMIZADES HOMICIDIOS PORFIAS BEBEDICES EMULAÇÕES GLUTONARIAS IRAS PROSTITUIÇÃO PELEJAS IMPUREZA DISSENSÕES LASCIVIA IDOLATRIA.

5 – A pessoa que continua vivendo no caminho pecaminoso do mundo demonstram que ainda não nasceram de novo.

1 Jo 3:6-11 – O novo nascimento não pode ser equiparado ao nascimento físico, pois o relacionamento entre Deus e o salvo é questão do Espírito e não da carne (Jo 3:6).

Logo, embora a ligação física entre um pai e um filho nunca possa ser desfeita, o relacionamento de pai para filho, que Deus quer manter conosco, é voluntário e dissolúvel durante nosso período probatório na terra.

Nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo durante nossa vida terrena; fé esta demonstrada numa vida de obediência e amor sinceros (Hb 5:9; 2 Tm 2:12). Devido a pecaminosidade humana, houve a necessidade de sua restauração a Deus.

O Novo Nascimento de Saulo (Atos 9:1)

1 –  Quem era Saulo

Tarso, Capital da Cilícia e província Romana At 22:3. Foi fariseu; At 26:4-5.  Tinha um ofício de fazedor de tendas; At 18:3. Aluno de Gamaliel; At 22:3.

Perseguidor de Cristãos. At 8:3 – Saulo aparece perseguindo os cristãos na morte de Estevão um dos sete primeiros Diáconos. At 7:58

At 8:1-3. Após este episódio então Saulo comandou a perseguição contra os cristãos, não satisfeito com a perseguição devastadora em Jerusalém, pediu cartas ao príncipe dos sacerdotes para as sinagogas de Damasco para levar presos a Jerusalém todos os Cristãos que encontrasse tanto homem como mulheres.

2 – Quem era Saulo? Seguindo as suas tradições, Saulo se considerava membro do povo eleito de Deus e não podia admitir que Jesus fosse o Messias-Salvador.

Considerava-se “separado” dos outros povos e não admitia que as pessoas estrangeiras também recebessem a graça da salvação. At 26:10-11 O novo nascimento de Saulo At 9:1-9.

Como um raio de relâmpago a luz de Deus atingiu este perseguidor persistente e disse Deus “Saulo, Saulo…”com profunda ternura e compaixão: Gn 22:11.

Saulo, instruído e cheio de si teve que saber que não perseguia a um grupo de humildes discípulos de Jesus, mas sim o Filho do Deus Altíssimo! Saulo não sabendo quem falava com ele, confuso pergunta “Quem és tu Senhor?” A resposta não foi o Cristo, nem o Filho de Deus, porém o nome que Saulo mais odiava:“ Eu Sou Jesus” At 9:5.

3 – O novo nascimento de Saulo

Erguendo-se, Saulo nada enxerga. Conduzido por seus auxiliares até Damasco, na cidade permanece durante três dias sem nada ver, sem nada comer e sem nada beber.

Artigo Relacionado  Atributos da unidade da Fé - humildade mansidão e longanimidade

O Senhor em visão aparece a Ananias, homem piedoso e justo que morava em Damasco, e ordena-lhe que vá à casa de Judas, que ficava na rua Direita, e pergunte“ por um homem de Tarso chamado Saulo”.

Naquele instante, este orava e via numa visão a Ananias que, entrando em seus aposentos, impunha-lhe as mãos para que voltasse a enxergar. At 9:8-12. Ananias, então, retruca. Sabe ele qual o propósito de Saulo na cidade.

O Senhor, porém, diz que perseguidor será um vaso escolhido para tornar o evangelho conhecido em todo o mundo. Imediatamente Ananias vai ao encontro de Saulo e, impondo-lhe as mãos, confirma a ordem que ele recebera do Senhor, a sua visão é restaurada e batiza-o.

Havia ocorrido o “novo nascimento” e o mais devoto dos homens de Israel se tornará “o principal entre os pecadores. ”O Senhor Jesus não havia aniquilado e não o rejeitou. At 9:13-18 1Tm 1:15 Rm 6:11 At 9:19.

4 –  Jesus tem poder para transformar qualquer pessoa.

Por pior que seja o indivíduo sempre há uma chance de mudança de vida. Através do perdão, de inimigos passamos para amigos.

O verdadeiro novo nascimento gera o Serviço. Deus usa pessoas para nos ajudar a consolidar a conversão.

Regeneração é a mudança forjada no coração do homem pelo Espírito Santo em que a sua própria natureza pecaminosa é alterado para que ele/ela possa responder à Fé em Deus, e viver de acordo com a Sua Vontade (Mt 19:28; Jo 3:3-7;Tt 3:5).

Trata-se estende a toda a natureza do homem, alterando a sua disposição que rege, iluminando sua mente, libertando da sua vontade, e renova a sua natureza.

Fariseu: (significa separado, Eram os partidários da mais importante escola judaica, de caráter religioso. Cento e cinquenta anos antes do nascimento de Jesus já existiam os fariseus. Diferenciavam-se dos demais judeus pelo rigoroso apego ao cumprimento dos rituais, no exercício de uma religiosidade apenas exterior. Criam que esmolas, jejuns e confissões – além de outras práticas – eram suficientes para obterem o perdão dos seus pecados).

Conclusão

Assim como Nicodemos, há muitos que pensam ser detentores do saber a respeito do reino.

No capítulo 3 do Evangelho Segundo escreveu João, Jesus nos alerta quanto a necessidade do novo nascimento, que o nosso ser e a nossa vida devem ser constantemente modificados.

A necessidade do novo nascimento é para todos, pois todos pecaram e destituídos foram da graça de Deus.

Em Cristo, temos o verdadeiro novo nascimento.

Referências

Bíblia de Estudo Pentecostal

Bíblia Palavra Chave (ARC)

Apontamentos Teológicos do Autor

Dicionário da Língua Português Online

Davis John, Dicionário da Bíblia, Editora JUERP, Rio de Janeiro , 19ª Edição 1996.

Prof. Bezerra Cícero, Revista do Professor E Deus se fez Homem, SGEC, São Paulo, 1ª Edição 2011.

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.