A Pia de Bronze – Lugar de Purificação

A pia de bronze lugar de purificação

A Pia de Bronze – Lugar de Purificação

No estudo anterior estivemos falando sobre o Altar dos Holocaustos, que era o lugar onde os sacrifícios eram realizados.

Nesta lição iremos observar que os sacerdotes Arão e seus filhos, que ministravam no Tabernáculo, deveriam ali lavar suas mãos e pés antes de iniciarem qualquer ritual.

Ao passar pela pia, estariam limpos para oferecer ao Senhor a sua adoração e a sua ministração, o seu louvor, enfim, exercerem o seu ministério.

Texto Bíblico (Êxodo 30.18-21; 40.30-32; 1 Coríntios 6.11; Efésios 5.26,27)

A Pia

1 – A palavra “pia”

Significa um lavador, ou bacia de lavagem que contém água para lavagem. Os sacerdotes judeus foram ordenados a lavar as suas mãos e pés continuamente durante o serviço do tabernáculo.

Observação: “O tanque (cujas dimensões não são oferecidas) era provavelmente bem pequeno; se considerarmos que apenas Arão e seus filhos o utilizavam, as dimensões de uma grande ‘bacia’ seriam inadequadas. Em contraste, Salomão tinha dez tanques de bronze no templo, além do chamado ‘mar de bronze’, um recipiente de enormes proporções (ver 1 Rs 7).

Esta é apenas uma das muitas áreas em que o projeto do Templo diferia da planta do Tabernáculo. Em 38:8 há alguns detalhes intrigantes sobre a fonte de obtenção do metal para o tanque, que também sugerem um tamanho pequeno, além da fundição de um objeto sólido a partir do metal (sem qualquer estrutura de madeira)”. http://www.ibvir.com.br/tabernaculo/tabernaculo_a_pia.htm

2 – Sua Posição

A pia foi colocada entre a porta do Santo Lugar e o altar.

Obs.: “Depois de crer no Senhor Jesus e ter experimentado de que Ele é a Porta através da qual nós entramos no Reino de Deus, nós devemos ir a Ele diariamente de forma simples e sincera.

Nós necessitamos ler a Palavra de Deus pela Bíblia para que possamos viver por Ele (Mateus 4:4) e confessar nossos pecados para Deus, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar (I João 1:7-9).

 Quando Deus perdoa, Ele esquece (Hebreus 8:12). Esta é a experiência combinada da Pia e do Altar de Holocausto”. http://www.ibvir.com.br/tabernaculo/tabernaculo_a_pia.htm

3 – Ela estava depois do altar (primeiro o sacrifício)

O sacerdote em serviço, que entrava no portão do átrio exterior, tinha à frente o altar onde ele sacrificava como qualquer outro Israelita. Uma vez além do altar, ele estava pronto para agir como sacerdote, pois na pia ele se preparou para o serviço de Deus.

Então ele poderia ministrar no altar ou no Santo Lugar porque ele estava limpo. O altar sempre veio primeiro para o sacerdote. Salvação e então o serviço. Deus se aproximou por meio do sangue e da água.

4 – Ela estava antes da porta (lave-se antes de entrar)

Dentro da porta do Santo Lugar havia vasos que representavam o próprio Deus. Nenhum sacerdote ousaria entrar com qualquer rastro de impureza. “Sede santos como eu sou santo” foi ordenado aos sacerdotes.

Artigo Relacionado  Deveres Civis Morais e Espirituais

5 – Ela vinha logo após a saída do Santo Lugar (lave-se antes de sair)

No átrio exterior tudo era de bronze. Dentro do Santo Lugar tudo era de ouro. Como o sacerdote saía da Presença de Deus após o serviço ele se lavava na pia.

6 – Seu tamanho (Imensurável)

Nenhuma instrução acerca da medida, ou da forma e do tamanho é determinada sobre a pia. A única coisa mencionada é que tinha uma base (Êx 31:9) o que facilitava o lavar, e foi feita de bronze sólido, sem nenhuma madeira.

Também foi feito de espelhos: Ex 38:8 “Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregação.”

7 – Não teve nenhuma vara

Como a pia era transportada não nos é informado. O altar e os outros vasos tinham varas e anéis pelos quais eles eram transportados, mas nada é mencionado sobre a pia.

8 – Era aqui que os sacerdotes lavavam as suas mãos e pés.

O propósito da Pia

A pia tinha um grande propósito, lavar e purificar o sacerdote de toda a corrupção.

1 – Ela só era para os sacerdotes

Ninguém em Israel ou de todo o mundo poderia lavar nesta pia. Isso era um privilégio apenas para a tribo de Levi.

2 –  Moisés só lavou uma vez Arão e seus filhos

Êx 40:11-16 ” Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás. Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água.

E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio. Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas, e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.

E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.” Aqui a palavra “lavarás” significa lavar por completo. Isto foi feito uma única vez por Moisés. Lá foram lavados primeiro seus corpos, e então a sua roupa.

3 – os sacerdotes lavavam apenas as suas mãos e seus pés

Ex 30:19-20 ” E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao SENHOR.

Certamente as mãos dos sacerdotes ficariam sujas de imediato se depois de lavar eles ministrassem no altar. E também os seus pés, (pois eles estavam descalços) ficariam sujos a partir do momento que eles tocassem o chão depois de se lavar (lá não havia nenhum tapete). Então qual era o sentido de lavar os pés e as mãos?

  • As Mãos

As mãos falam do que eles faziam o seu ministério, o seu trabalho, tudo eles puseram as mãos era importante, e assim as suas mãos precisavam ser limpas sempre, diariamente. A limpeza inicial só era uma vez acabado, o limpar diariamente era continuamente acabado.

Artigo Relacionado  O sacerdócio Celestial

Observação:  “É importante ler a Bíblia, por que a Palavra de Deus “lava” nossas “mãos” e “pés”, especialmente da sujeira do mundo que nos rodeia. Ela nos dá a visão de Deus da nossa conduta diante do mundo e dos pensamentos das nossas mentes e corações (Gênesis 6:5).

Quando Efésios 5:26 fala da lavagem da água, pela Palavra, a palavra no Grego para lavagem é “Pia”. Enquanto nós lemos Sua Palavra, o Senhor ilumina nossos corações e fala conosco, principalmente em nossa consciência. De acordo com o que Deus nos mostra, nós precisaremos confessar e pedir o perdão e purificação dEle.

Somente assim estaremos qualificados para aproximar ao Santuário. O efeito da lavagem (Pia) na Palavra é limpar: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra” (Salmo 119:9).

A leitura resulta em nós na transformação da imagem de Cristo. Nós tornamos a ser separados para Deus. ‘Santo’ ou ‘Santificado’ quer dizer exatamente isto: separados para Deus. Estas pessoas santificados são chamados de “santos” no Novo Testamento.

Paulo escreve: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados (para ser) santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus  Cristo, Senhor deles e nosso” (I Coríntios 1:2)”. http://www.ibvir.com.br/tabernaculo/tabernaculo_a_pia.htm

  • Os Pés

Os pés representavam aonde eles iam, suas vidas e caminhos. O seu andar tinha que ser um andar santo, assim os seus pés eram sempre lavados, todos os dias.

Observação:

“A regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior. O substantivo grego (palingenesia) traduzido por ‘regeneração’ aparece apenas duas no Novo Testamento.

Mateus 19.28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somente em Tito 3.5 se refere à renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de linguagem para descrever o que acontece. O Senhor ‘tirará da sua carne o coração de pedra e lhes dará um coração de carne (Ez 11.9).

Deus diz: ‘Espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados… E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo… E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos’ (Ez 36.25-27).

Deus colocará a sua lei ‘no seu interior e a escreverá no seu coração’ (Jr 31.33). Ele ‘circuncidará o teu coração… para amares ao Senhor’ (Dt 30.6)” (HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.371).

Tipologia da Pia (Cristo)

Como as pontas do altar apontavam para a morte de Jesus, assim a pia apontava para a sua vida. O Sangue fala de uma vida tomada e a água fala de uma vida dada.

A água na pia fala de Jesus, a Palavra Viva de Deus que entra em nós e nos dá a vida eterna.

Artigo Relacionado  A Mordomia das Finanças

Jesus disse que nós estamos limpos por causa da Sua Palavra e que o conhecimento de Deus que é passado a nós pela Sua Palavra é vida eterna e é descrito com a mesmo termo em hebraico para a união sexual de um homem com a sua esposa.

Como o sacerdote lavava as suas mãos e os seus pés enquanto entrava na Presença de Deus (ouro) e atrás, o mundo (bronze) assim nós estamos sendo limpos continuamente da corrupção deste mundo pela Palavra de Deus.

Quando o líder judeu chamado Nicodemos veio a Jesus para perguntar sobre o reino de Deus, Jesus respondeu, ” Quem não nascer da água e do espírito (linguagem hebraica – “nascido do alto”) não entrará no reino de Deus “.

Água traz vida para o mundo físico e a água espiritual (a Palavra de Deus) a vida de Deus para nós. Quando Jesus conversou com a mulher no poço, ele disse a ela: ” Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

Quando Jesus se pôs em pé clamou, ” Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” estava no grande dia da festa dos tabernáculos quando os líderes judeus estavam vertendo a água da piscina de Siloé (Heb. Enviado) sobre o pavimento do templo, o que simboliza que um dia, Deus derramará a verdadeira água do céu sobre o seu povo, como prometeu pelo profeta Ezequiel.

  • Ez 36:25-27

” Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”

  • Ef 5:25-26

” Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”

Observação: O grego da palavra “lavar” aqui é o mesmo de “pia”.

  • Jo 15:3 ” Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”
  • Tito 3:5 “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”
  • Hb 10:22 ” Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de , tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”
  • Jo 7:38 ” Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” – Consulta no site 22/04/19 – https://search.yahoo.com/yhs/search;

Conclusão

Portanto, todos se contaminaram com o pecado e necessitam ser lavados para poder se aproximar do Deus Santíssimo (Rm 3.23).

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.