A Pia de Bronze – Lugar de Purificação

A pia de bronze lugar de purificação

A Pia de Bronze – Lugar de Purificação

No estudo anterior estivemos falando sobre o Altar dos Holocaustos, que era o lugar onde os sacrifícios eram realizados.

Nesta lição iremos observar que os sacerdotes Arão e seus filhos, que ministravam no Tabernáculo, deveriam ali lavar suas mãos e pés antes de iniciarem qualquer ritual.

Eu me alimento das mãos de Deus

Ao passar pela pia, estariam limpos para oferecer ao Senhor a sua adoração e a sua ministração, o seu louvor, enfim, exercerem o seu ministério.

Texto Bíblico (Êxodo 30.18-21; 40.30-32; 1 Coríntios 6.11; Efésios 5.26,27)

A Pia

1 – A palavra “pia”

Significa um lavador, ou bacia de lavagem que contém água para lavagem. Os sacerdotes judeus foram ordenados a lavar as suas mãos e pés continuamente durante o serviço do tabernáculo.

Observação: “O tanque (cujas dimensões não são oferecidas) era provavelmente bem pequeno; se considerarmos que apenas Arão e seus filhos o utilizavam, as dimensões de uma grande ‘bacia’ seriam inadequadas. Em contraste, Salomão tinha dez tanques de bronze no templo, além do chamado ‘mar de bronze’, um recipiente de enormes proporções (ver 1 Rs 7).

Esta é apenas uma das muitas áreas em que o projeto do Templo diferia da planta do Tabernáculo. Em 38:8 há alguns detalhes intrigantes sobre a fonte de obtenção do metal para o tanque, que também sugerem um tamanho pequeno, além da fundição de um objeto sólido a partir do metal (sem qualquer estrutura de madeira)”. http://www.ibvir.com.br/tabernaculo/tabernaculo_a_pia.htm

2 – Sua Posição

A pia foi colocada entre a porta do Santo Lugar e o altar.

Obs.: “Depois de crer no Senhor Jesus e ter experimentado de que Ele é a Porta através da qual nós entramos no Reino de Deus, nós devemos ir a Ele diariamente de forma simples e sincera.

Nós necessitamos ler a Palavra de Deus pela Bíblia para que possamos viver por Ele (Mateus 4:4) e confessar nossos pecados para Deus, pois Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar (I João 1:7-9).

 Quando Deus perdoa, Ele esquece (Hebreus 8:12). Esta é a experiência combinada da Pia e do Altar de Holocausto”. http://www.ibvir.com.br/tabernaculo/tabernaculo_a_pia.htm

3 – Ela estava depois do altar (primeiro o sacrifício)

O sacerdote em serviço, que entrava no portão do átrio exterior, tinha à frente o altar onde ele sacrificava como qualquer outro Israelita. Uma vez além do altar, ele estava pronto para agir como sacerdote, pois na pia ele se preparou para o serviço de Deus.

Então ele poderia ministrar no altar ou no Santo Lugar porque ele estava limpo. O altar sempre veio primeiro para o sacerdote. Salvação e então o serviço. Deus se aproximou por meio do sangue e da água.

Eu me alimento das mãos de Deus

4 – Ela estava antes da porta (lave-se antes de entrar)

Dentro da porta do Santo Lugar havia vasos que representavam o próprio Deus. Nenhum sacerdote ousaria entrar com qualquer rastro de impureza. “Sede santos como eu sou santo” foi ordenado aos sacerdotes.

Artigo Relacionado  Os Artesãos do Tabernáculo

5 – Ela vinha logo após a saída do Santo Lugar (lave-se antes de sair)

No átrio exterior tudo era de bronze. Dentro do Santo Lugar tudo era de ouro. Como o sacerdote saía da Presença de Deus após o serviço ele se lavava na pia.

6 – Seu tamanho (Imensurável)

Nenhuma instrução acerca da medida, ou da forma e do tamanho é determinada sobre a pia. A única coisa mencionada é que tinha uma base (Êx 31:9) o que facilitava o lavar, e foi feita de bronze sólido, sem nenhuma madeira.

Também foi feito de espelhos: Ex 38:8 “Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregação.”

7 – Não teve nenhuma vara

Como a pia era transportada não nos é informado. O altar e os outros vasos tinham varas e anéis pelos quais eles eram transportados, mas nada é mencionado sobre a pia.

8 – Era aqui que os sacerdotes lavavam as suas mãos e pés.

O propósito da Pia

A pia tinha um grande propósito, lavar e purificar o sacerdote de toda a corrupção.

1 – Ela só era para os sacerdotes

Ninguém em Israel ou de todo o mundo poderia lavar nesta pia. Isso era um privilégio apenas para a tribo de Levi.

2 –  Moisés só lavou uma vez Arão e seus filhos

Êx 40:11-16 ” Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás. Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água.

E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio. Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas, e os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações.

E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.” Aqui a palavra “lavarás” significa lavar por completo. Isto foi feito uma única vez por Moisés. Lá foram lavados primeiro seus corpos, e então a sua roupa.

Eu me alimento das mãos de Deus

3 – os sacerdotes lavavam apenas as suas mãos e seus pés

Ex 30:19-20 ” E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés. Quando entrarem na tenda da congregação, lavar-se-ão com água, para que não morram, ou quando se chegarem ao altar para ministrar, para acender a oferta queimada ao SENHOR.

Certamente as mãos dos sacerdotes ficariam sujas de imediato se depois de lavar eles ministrassem no altar. E também os seus pés, (pois eles estavam descalços) ficariam sujos a partir do momento que eles tocassem o chão depois de se lavar (lá não havia nenhum tapete). Então qual era o sentido de lavar os pés e as mãos?

  • As Mãos

As mãos falam do que eles faziam o seu ministério, o seu trabalho, tudo eles puseram as mãos era importante, e assim as suas mãos precisavam ser limpas sempre, diariamente. A limpeza inicial só era uma vez acabado, o limpar diariamente era continuamente acabado.

Artigo Relacionado  A Nuvem de Glória

Observação:  “É importante ler a Bíblia, por que a Palavra de Deus “lava” nossas “mãos” e “pés”, especialmente da sujeira do mundo que nos rodeia. Ela nos dá a visão de Deus da nossa conduta diante do mundo e dos pensamentos das nossas mentes e corações (Gênesis 6:5).

Quando Efésios 5:26 fala da lavagem da água, pela Palavra, a palavra no Grego para lavagem é “Pia”. Enquanto nós lemos Sua Palavra, o Senhor ilumina nossos corações e fala conosco, principalmente em nossa consciência. De acordo com o que Deus nos mostra, nós precisaremos confessar e pedir o perdão e purificação dEle.

Somente assim estaremos qualificados para aproximar ao Santuário. O efeito da lavagem (Pia) na Palavra é limpar: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua palavra” (Salmo 119:9).

A leitura resulta em nós na transformação da imagem de Cristo. Nós tornamos a ser separados para Deus. ‘Santo’ ou ‘Santificado’ quer dizer exatamente isto: separados para Deus. Estas pessoas santificados são chamados de “santos” no Novo Testamento.

Paulo escreve: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados (para ser) santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus  Cristo, Senhor deles e nosso” (I Coríntios 1:2)”. http://www.ibvir.com.br/tabernaculo/tabernaculo_a_pia.htm

  • Os Pés

Os pés representavam aonde eles iam, suas vidas e caminhos. O seu andar tinha que ser um andar santo, assim os seus pés eram sempre lavados, todos os dias.

Observação:

“A regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior. O substantivo grego (palingenesia) traduzido por ‘regeneração’ aparece apenas duas no Novo Testamento.

Mateus 19.28 emprega-o com referência aos tempos do fim. Somente em Tito 3.5 se refere à renovação espiritual do indivíduo. Embora o Antigo Testamento tenha em vista a nação de Israel, a Bíblia emprega várias figuras de linguagem para descrever o que acontece. O Senhor ‘tirará da sua carne o coração de pedra e lhes dará um coração de carne (Ez 11.9).

Deus diz: ‘Espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados… E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo… E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos’ (Ez 36.25-27).

Deus colocará a sua lei ‘no seu interior e a escreverá no seu coração’ (Jr 31.33). Ele ‘circuncidará o teu coração… para amares ao Senhor’ (Dt 30.6)” (HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.371).

Tipologia da Pia (Cristo)

Como as pontas do altar apontavam para a morte de Jesus, assim a pia apontava para a sua vida. O Sangue fala de uma vida tomada e a água fala de uma vida dada.

A água na pia fala de Jesus, a Palavra Viva de Deus que entra em nós e nos dá a vida eterna.

Artigo Relacionado  Evangelização das Pessoas com Deficiência

Jesus disse que nós estamos limpos por causa da Sua Palavra e que o conhecimento de Deus que é passado a nós pela Sua Palavra é vida eterna e é descrito com a mesmo termo em hebraico para a união sexual de um homem com a sua esposa.

Como o sacerdote lavava as suas mãos e os seus pés enquanto entrava na Presença de Deus (ouro) e atrás, o mundo (bronze) assim nós estamos sendo limpos continuamente da corrupção deste mundo pela Palavra de Deus.

Quando o líder judeu chamado Nicodemos veio a Jesus para perguntar sobre o reino de Deus, Jesus respondeu, ” Quem não nascer da água e do espírito (linguagem hebraica – “nascido do alto”) não entrará no reino de Deus “.

Água traz vida para o mundo físico e a água espiritual (a Palavra de Deus) a vida de Deus para nós. Quando Jesus conversou com a mulher no poço, ele disse a ela: ” Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

Quando Jesus se pôs em pé clamou, ” Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” estava no grande dia da festa dos tabernáculos quando os líderes judeus estavam vertendo a água da piscina de Siloé (Heb. Enviado) sobre o pavimento do templo, o que simboliza que um dia, Deus derramará a verdadeira água do céu sobre o seu povo, como prometeu pelo profeta Ezequiel.

  • Ez 36:25-27

” Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”

  • Ef 5:25-26

” Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”

Observação: O grego da palavra “lavar” aqui é o mesmo de “pia”.

  • Jo 15:3 ” Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”
  • Tito 3:5 “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”
  • Hb 10:22 ” Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de , tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa”
  • Jo 7:38 ” Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” – Consulta no site 22/04/19 – https://search.yahoo.com/yhs/search;

Conclusão

Portanto, todos se contaminaram com o pecado e necessitam ser lavados para poder se aproximar do Deus Santíssimo (Rm 3.23).

Eu me alimento das mãos de Deus

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.