Imersos no Espírito nos últimos dias
O profeta Ezequiel é levado aos quatro níveis, representado pela profundidade das águas à medida que ia andando e adentrando aquele Rio de Deus, até chegar ao ponto de não mais poder andar. Para chegar ao nível mais profundo, Ezequiel mostra-nos que é preciso, coragem, fé, comprometimento, abnegação, dependência, obediência.
TEXTO BÍBLICO (Ezequiel 47.1-12)
Neste artigo você estudará sobre:
ToggleAcerca das Águas que saíam do Templo
1 – Comentário de Albert Barnes
A visão das águas; ou as bênçãos que fluem dessa fonte para animar e refrescar todos os habitantes da terra. Compare Isaías 44: 8 …; Joel 3:18 . A descrição de Ezequiel é adotada e modificada por Zacarias e em Rev. (compare as referências marginais). A tradição hebraica fala de uma fonte de água, chamada Etham, que se diz ser idêntica às águas de poço de Néfto Josué 18:15 , a oeste de o templo, cujas águas eram conduzidas por canos às cortes do templo para os usos necessários no ministério dos sacerdotes. As águas de Siló Salmo 46: 4 ; Isaías 8: 6 fluía das rochas abaixo da colina do templo. É da maneira da visão de Ezequiel partir de uma característica existente e daí prosseguir para uma imagem ideal de onde tirar uma lição espiritual.
O aprofundamento das águas em seu curso mostra o contínuo aprofundamento da vida espiritual e a multiplicação de bênçãos espirituais no crescimento do reino de Deus. Enquanto o córrego estiver confinado às cortes do templo, é apenas um pequeno riacho, na maior parte invisível, mas quando sai das cortes, começa imediatamente a se aprofundar e aumentar. Assim, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre a companhia de crentes, pouco depois, mas atualmente, a desenvolver-se na Igreja infantil em Jerusalém.
2 – Comentário de Joseph Benson
Ezequiel 47: 1 . Ele me trouxe novamente à porta da casa – A porta do templo, descreveu Ezequiel 41: 2 . E eis que as águas saíam do limiar leste – Ezequiel andava repetidamente em volta da casa e inspecionava as portas, mas não havia descoberto esse fluxo de água que caía debaixo do limiar até agora. Assim, Deus dá a conhecer sua mente e vontade ao seu povo, não de uma só vez, mas gradualmente. O Dr. Lightfoot nos diz que havia uma grande quantidade de água transportada em canos no subsolo da fonte de Etam, para os usos do templo; e alguns comentaristas parecem dispostos a interpretar essa parte da visão de Ezequiel, dessa água.
Outros pensam que ele apenas faz alusão a isso ou extrai sua semelhança, mas deve ser entendido misticamente. Se ele alude a qualquer canal ou fluxo de água, ou não, de que as águas aqui mencionadas devem ser entendidas misticamente, dificilmente será questionado por qualquer um que considere o que é afirmado sobre sua direção e rumo, seu aumento contínuo e efeitos salubres; circunstâncias totalmente inaplicáveis ??à água que se diz trazer tubos para os usos do templo.
Em Jerusalém, foi derramado o Espírito sobre os apóstolos, dotando-os de dom de línguas, para que pudessem levar essas águas a todas as nações; e no templo primeiro eles se levantaram e pregaram as palavras desta vida. Mas este templo de Ezequiel não foi projetado para ser um emblema do templo material, construído após o retorno dos judeus da Babilônia, ou da Igreja Judaica, que tinha seu assento principal lá, como na Igreja Cristã, o templo edificado sobre o fundamento dos
3 – Comentário de Adam Clarke
Eis que as águas saem de baixo do limiar – Ezequiel, depois de ter feito toda a bússola da corte do povo, é trazido de volta pelo portão norte para as cortes dos sacerdotes; e, tendo alcançado o portão do templo, ele viu as águas que tinham sua nascente sob o limiar daquele portão, que dava para o leste; e que, passando ao sul do altar de holocaustos à direita do templo, corriam de oeste para leste, para que caíssem no ribeiro de Cedrom, e daí fossem levados para o Mar Morto.
Literalmente, essas águas nunca estavam no templo; e como não havia, Salomão mandou fazer o que era chamado de mar de bronze, que continha água para o uso do templo. É verdade que a água que abastecia esse mar poderia ter sido levada por canos ao local; mas uma fonte que produzia abundância de água não estava lá, nem poderia estar lá, no topo de uma colina.
Consequentemente essas águas, assim como as mencionadas em Joel 3:18 e em Zacarias 14: 8 , devem ser entendidas espiritualmente ou tipicamente; e, de fato, toda a aparência do lugar aqui mostra que eles devem ser entendidos.
Partindo deste ponto de vista, passarei a aplicar toda essa visão à efusão de luz e salvação pelo derramamento do Espírito de Deus sob a dispensação do Evangelho, pela qual o conhecimento do verdadeiro Deus foi multiplicado na terra; No que diz respeito à fraseologia deste capítulo, pode-se dizer que São João teve isso particularmente em vista enquanto escrevia sua célebre descrição do paraíso de Deus, Apocalipse 22. Portanto, o profeta pode estar se referindo à mesma coisa que o apóstolo descreve, a saber, a graça do Evangelho e seus efeitos no mundo.
OBS: ARGUMENTO TEOLÓGICO
Águas através do Templo “A repartição da terra que começou a ser descrita em 45.1-8 continua em 47.13 – 48.35. Mas aqui encontramos um interlúdio poético acerca de águas refrescantes para as nações. Elas vinham de debaixo do umbral da casa (Templo), para o oriente (1); essa água da redenção vinha de baixo, da banda do sul do altar. Em sua visão, Ezequiel foi levado para observar a corrente de água fluindo através do Templo. Visto que a água estava fluindo do lado sul, o profeta foi levado para fora pelo caminho da porta do norte […] até a porta exterior (2), e então para o leste, seguindo a correnteza das águas” (Comentário Bíblico Beacon: Isaías a Daniel. Vol. 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, pp.487
As implicações do Mar Morto
Apesar do nome, o mar morto não é mar e nem está morto. Trata-se, na verdade, de um lago formado por uma água muito salgada, sendo, por isso, chamado também de lago Asfaltite. Recebeu esse nome em função da afirmação de que, nesse local, não é possível haver vida. No entanto, sabe-se que há sim ao menos uma forma de vida habitando essas águas, a bactéria Haloarcula marismortui.
O índice de salinidade do mar morto é um dos maiores do planeta. Por causa disso, além de dificultar a proliferação de formas de vida macroscópicas, o mar morto é denso o suficiente para impedir que um corpo afunde nele, sendo possível boiar facilmente em suas águas.
Os turistas adoram flutuar nas águas do Mar Morto, que possui alguns efeitos medicinais sobre a pele Os turistas adoram flutuar nas águas do Mar Morto, que possui alguns efeitos medicinais sobre a pele O Mar Morto está localizado no Oriente Médio, entre os territórios de Israel, Palestina e Jordânia, sendo alimentado, principalmente, pelo rio Jordão. Sua área é de 1020 km², com 82 km de extensão, 18 km de largura e uma profundidade máxima de 377 metros.
1 – Comentário de Albert Barnes
– “O mar” é um termo comumente aplicado ao Mar Morto. Compare Deuteronômio 3:17 , “o mar da planície (Arabá), o mar de sal”. A tradução mais literal do versículo nesse sentido seria: “e entraria no mar; ao mar vão as águas que saem, e as águas serão curadas. ”
Curado – Todo ser vivo (dos quais não havia antes) deve abundar nas águas “curadas”. A ausência de criaturas vivas no Mar Morto foi comentada por escritores antigos e modernos. Assim, a água que Jesus deve dar deve trazer vida aos mortos em ofensas e pecados. Compare João 4:14 ; Apocalipse 22: 2-3 .
2 – Comentário de Thomas Coke
– Ezequiel 47: 8 . E desça ao deserto – isto é, ao longo da planície em direção ao lago, onde anteriormente estava Sodoma, chamado Morto ou Mar Salgado. Quase todos os escritores que descrevem esse mar ou lago observam que nada pode viver nele. O texto nos diz que esses riachos vivos e salubres, misturados às águas salgadas e salgadas do mar, os tornarão saudáveis ??e adequados para o uso; implicando misticamente a virtude curadora da graça de Deus na cura dos vícios do homem corrupto.
3 – Comentário de Joseph Benson
Ezequiel 47: 8-9 . Então ele disse: Estas águas saem em direção ao país do leste – Essas águas são descritas como seguindo seu curso ao longo da planície, ou campo de champaign , em direção ao lago onde anteriormente Sodoma estava, chamado mar morto e, por Moisés, mar salgado
Que serão trazidas ao mar, as águas serão curadas – Esses riachos vivos e salubres, misturando-se às águas salgadas e salobras do mar, os tornarão saudáveis e adequados para uso; representando minuciosamente a tendência do evangelho e a virtude curadora da graça divina. na cura das corrupções da natureza humana e nos vícios da humanidade.
Tácito diz que não permite que peixes ou aves aquáticas vivam nele; ainda Maundrell observou duas ou três conchas de peixes na praia. O bispo Pococke achou sua água muito salgada; e ao prová-lo, sua boca estava contraída, como se tivesse sido uma água forte de alume. O bispo observa: ‘Foi dito por todos os autores, e é de opinião comum, que não há peixe neste lago: os peixes de água doce do rio Jordão provavelmente não morariam nele.
OBS: ARGUMENTO TEOLÓGICO – Sarando o Mar Morto –
“[47.8,9] – O vale do Jordão é a depressão geológica na qual o mar Morto se encontra. Esse mar tem uma água tão salgada que não há vida nela. As águas que vinham do altar desaguavam no mar Morto, sarando-lhe, de modo que a vida era novamente possível nele. Esta é outra característica da água que flui do Templo de Deus; ela dá vida. O poder de Deus pode transformar-nos, não importa quão apáticos ou corruptos possamos ser. Seu poder pode curar até mesmo aqueles que se sentem confusos e sem esperança” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1084).
Conclusão
Vimos, nas últimas lições que a prioridade de Deus sempre foi estar entre os seres humanos, restaurando Seu povo, embora os pecadores sempre tentassem se esquivar de Sua presença. Ezequiel já profetizara a respeito do desejo divino de restaurar física, emocional e espiritual a nação de Israel após o exílio em Babilônia, através de Sua Palavra (Ezequiel 37). Agora, o profeta expande o assunto. “Israel receberá vida a partir do templo, pois este constitui o verdadeiro foco e atenção na terra (47.1-48.35). Ezequiel deseja que o templo seja tão central na vida da nova comunidade na terra rejuvenescida assim como o tabernáculo outrora foi quando Israel se acampava ao seu redor” (Paul R. House).