Jacó um exemplo de um caráter restaurado

Jacó um exemplo de um caráter restaurado

JACÓ UM EXEMPLO DE UM CARÁTER RESTAURADO

 

Jacó fez jus ao seu nome ao comprar a primogenitura de seu irmão e ao mentir e enganar seu pai. Nesse estudo teremos em Jacó um exemplo de caráter restaurado.

Seu engano e mentira levaram-no para longe de casa e fez com que ele também fosse enganado por seu tio Labão. Mas Jacó teve um encontro com Deus e foi transformado por Ele. Todo encontro com Deus é transformador.

 

Neste artigo você estudará sobre:

1. Abraão, Isaque e Jacó

2. Quem era Jacó

3. Jacó, um exemplo de um caráter transformado

Bons estudos!

 

TEXTO BÍBLICO

Gênesis 25.28-34; 32.24,27,28,30.

(Gênesis 25)

28 — E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó.

29 — E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado.

30 — E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom.

31 — Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura.

32 — E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura?

33 — Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.

34 — E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.

 (Gênesis 32)

24 — Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.

27 — E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.

28 — Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.

30 — E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

 

ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ

“Abraão, Isaque e Jacó estão entre as mais importantes pessoas do Antigo Testamento. Isto não se deve ao seu caráter pessoal, mas ao caráter de Deus.

Eles foram homens que conquistaram o respeito relutante e até mesmo o medo de seus colegas. Eram ricos e poderosos, e ainda assim, os três foram capazes de mentir, enganar e agir com egoísmo.

Eles não eram os heróis perfeitos que poderíamos ter esperado; em vez disso, eram exatamente como nós; tentavam agradar a Deus, mas não conseguiram” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.56).

Isaque

“E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo”,  Gênesis 26:24.

Mais do que Obediência, Isaque foi um homem de profunda intimidade com o Senhor. A história de Isaque, pode não haver tão grandes fases quanto à de seu Pai Abraão, mas em nada se difere de sua caminhada com Ele.

Menciono isso porque Isaque foi um exemplo de Fé, de um Sacerdote da família, um excelente exemplo de marido, um excelente exemplo de filho, e mais do que tudo isso. Um grandioso de exemplo de um homem em profunda comunhão com Deus.

Jacó

Jacó, “Era o terceiro no plano de Deus para iniciar uma nação descendente de Abraão. O sucesso deste plano se deu mais ‘apesar de’ do que ‘em razão’ da vida de Jacó.

Antes de Jacó nascer, Deus prometera que seu plano se desenvolveria através dele, e não de seu irmão gêmeo, Esaú. Embora os métodos de Jacó nem sempre fossem respeitáveis, suas habilidades, determinação e paciência tinham de ser reconhecidas.

Ao acompanharmos sua vida desde o nascimento até à morte, vemos a mão de Deus trabalhando”. Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p.46. Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.56).

QUEM ERA JACÓ

1 – Jacó teve como Pai o Pacificador Isaque e como Mãe a astuciosa Rebeca.

De Esaú ele era o irmão mais novo, e, também teve o privilégio de ser Neto do Patriarca Abraão. Em Gênesis 25 – 27 – 32, vemos o relato histórico deste personagem por nome Jacó.

A promessa de que o mais velho serviria o mais novo se deu antes mesmo de Jacó nascer e que no ventre de Rebeca havia duas nações que estavam sendo geradas.

No conteúdo histórico percebemos que Isaque se identificava mais com Esaú do que Jacó, por causa da sua caça quando por sua vez Rebeca se identificava mais com Jacó que era pacato e habitava em tendas.

Naquele dia aconteceu um episódio inédito dentro da prática da bênção Paterna que era algo de costume, principalmente na vida dos Patriarca.

Foi quando Isaque já com idade avançada, cego e sentindo que a sua partida já estava próxima, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e pediu que ele saísse à caça e trouxesse um guisado saboroso.

A intenção de seu Pai, Isaque, era abençoar o filho com todo o direito de sua primogenitura, após degustar do saboroso prato preparado pelo seu filho predileto, a saber, Esaú.

2 – A Personalidade de Jacó

Rebeca ouvindo a conversa chamou a Jacó e o contou o que estava acontecendo.

Além disso, pediu a ele que trouxesse do rebanho dois bons cabritos, para que ela, após preparar um guisado do jeito que o pai gostava, também colocaria a pele deles sobre o corpo de Jacó (que era liso, enquanto o irmão tinha muitos pelos pelo corpo) e vestiria Jacó com alguma roupa de Esaú.

Dessa maneira, ele poderia ser abençoado pelo pai, no lugar do irmão. Apesar de, a princípio, ter questionado a mãe, Jacó procedeu como ela dissera. De acordo com as escrituras, Isaque estranhou o fato de ter chegado o cozido tão depressa, e a voz ser de Jacó, mas acabou sendo convencido de que era Esaú.

Isaque comeu o cozido e em seguida o abençoou dizendo “Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.

Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem” (Gn 27,28:29).

Esaú voltou da caça, preparou o cozido e descobriu que havia perdido sua bênção. Bradou com grande e mui amargo brado, e pediu a seu pai que o abençoasse também, e chorou.

Lembrou-se que tinha vendido o direito de primogenitura ao irmão tempos antes, em troca de um prato de cozido, e agora perdera também a bênção de seu pai.

Neste momento lhe disse Isaque “Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço” (Gn 27,39:40).

Esaú quer matar Jacó

Esaú, apenas aguardando a morte de seu pai, para que pudesse ir atrás de Jacó, para o matar. Isso nos mostra um grande exemplo para nós, de que temos de ser prudentes em todo o tempo e em toda situação.

Lembremos também que Esaú anteriormente fez pouco caso de sua primogenitura, trocando-a por um prato de lentilhas (Gn 25.33,34) e que além disso era um profano e fornicador (Gn 26.34,35; Hb 12.16,17).

Isso não faz de Jacó um inocente pela mentira. Pelo contrário, aprenderia que em sua caminhada, haveria de ter concertos pessoas e espirituais com pessoas e com o Senhor Deus.

A Família de Jacó e a sua Transformação

A fim de não ser morto pelo irmão que a esta altura o odiava, Jacó fugiu para uma terra chamada a Harã, onde habitava um tio chamado Labão.

Anos mais tarde, já casado e com filhos, Jacó (que havia tido um encontro com Deus, e mudado de nome para Israel), foi ao encontro do irmão, enviou antes presentes e se humilhou:

“E ele mesmo (Israel) passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram” (Gn 33:3,4).

“Jacó fazia tudo, o certo e o errado, com grande zelo. Ele enganou seu próprio irmão Esaú, e seu pai, Isaque. Ele lutou com Deus, e trabalhou catorze anos para se casar com a mulher que amava.

Por intermédio de Jacó, aprendemos como um forte líder pode, também, ser um servo. Também vemos como ações erradas sempre voltam para nos perturbar.

Depois de enganar Esaú, Jacó correu para salvar sua vida, viajando mais de 640 quilômetros até Harã, onde vivia seu tio, Labão.

Pelo caminho, ele recebeu uma mensagem do Senhor, em um sonho, e deu a esse lugar o nome de Betel. Em Harã, Jacó se casou e iniciou uma família” (Extraído de Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.58).

 

JACÓ UM EXEMPLO DE UM CARÁTER TRANSFORMADO

O desvio de caráter é algo sério. Significa violar valores fundamentais que, uma vez não respeitados, põem em xeque o bem-estar do outro. Essa afirmativa pode ser exemplificada a partir de dois exemplos.

Primeiramente, digamos que você entrega um valor monetário para uma pessoa, em tese de sua confiança, para depositá-lo numa conta mencionada por você.

A pessoa diz que o depositou conforme solicitado. Mas passam os dias e o beneficiário informa que não o recebeu. Ora, por certo houve um problema eletrônico ou algo do tipo — pode-se pensar.

Entretanto, a pessoa que você pediu para depositar o valor sabe que não houve problema algum, pois simplesmente ela o tomou para si.

Segundo, imagine um partido político uma vez no poder, que outrora pregava contra a corrupção, deliberadamente não obedece às leis fiscais, não se faz transparente, maquia a contabilidade no ano de eleições a fim de os adversários políticos e a sociedade não terem acesso às informações verdadeiras.

Tudo em nome de uma causa que poucos conhecem a quem interessa. Desobedecer deliberadamente às leis a fim de esconder o próprio crime é a prova cabal do desvio de caráter.

Algo muito sério

Portanto, algo muito sério! Os casos mencionados, ambos exemplos da vida real, prejudicaram pessoas. O primeiro lesou duas: a que solicitou o depósito e a que teria de recebê-lo. Imagine o transtorno com atrasos, necessidades não atendidas e outras mais!

O segundo caso lesou a nação inteira, pois trabalhadores perderam seus empregos, empresas faliram e a Economia quebrou. É impossível calcular as décadas de perda para essa nação. Demorará muito para ela se recuperar.

Na presente lição acerca do caráter de Jacó, tanto do ponto de vista individual quanto do coletivo, não podemos tratar o desvio de caráter como se fosse algo distante de nós.

Invariavelmente, é possível o cristão comum se vê num contexto em que essa luta travada com a natureza humana se manifeste.

Entretanto, devemos dar ênfase ao aspecto restaurador do caráter de Jacó, pois a história do patriarca mostra o quanto a natureza humana pode ser alterada a partir de um verdadeiro encontro com Deus.

Um processo de metanoia se instala, isto é, há uma transformação radical no caráter, carregada de uma convicção profunda de arrependimento.

Ora, em Cristo Jesus, todo ser humano pode ter esse encontro com o nosso eterno Senhor. Em Cristo, o caráter pode ser restaurado! (Subsídio da Revista Ensinador Cristão – CPAD, Rj 2017)

 

CONCLUSÃO

Vimos então que podemos extrair lições preciosas da vida de Jacó, depois de várias reviravoltas emocionantes que se deu na sua vida.

Jacó tinha todas as características para entrar pelo caminho de Caim, Lameque, e tantos outros profanos ao longo da história.

Mas aprouve Deus trabalhar de forma especial na vida de Jacó para que a partir dele viesse a grande nação que conhecemos hoje como “Povo de Israel”, a nação do Messias.

 

Referências

– Bíblia do Pregador Pentecostal (ARC)

– Bíblia de Estudo Palavra Chave (ARC)

– Apontamentos Teológico do Autor

– Dicionário da Língua Portuguesa Online

– Lições Bíblicas Adulto CPAD – 4º Trimestre 1995 – Título: Gênesis – O princípio de todas as coisas – Comentarista: Elienai Cabral.

 

Comentário do Pastor Josaphat Batista – Pr. Presidente da Assembleia de Deus em Ibotirama-Bahia. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior. Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC. Membro do CEECRE (Conselho Estadual de Educação e Cultura Religiosa da CEADEB). Diretor da ESTEADI (Escola Teológica da Assembleia de Deus em Ibotirama). Presidente do Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Ibotirama (CONPLEI). Conferencista, Seminarista, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba.

 

 

Deixe seu comentário
Jacó um exemplo de um caráter restaurado