O Evangelho de Mateus

O Evangelho de Mateus

O Evangelho de Mateus é um dos quatro evangelhos canônicos do Novo Testamento, escrito por Mateus, um dos discípulos de Jesus e um coletor de impostos antes de se tornar um seguidor de Cristo. Este evangelho foi escrito para os judeus, com o objetivo de mostrar que Jesus era o Messias prometido pelas Escrituras do Antigo Testamento. Portanto, é um evangelho rico em referências bíblicas, com citações e alusões ao Antigo Testamento.

O livro começa com a genealogia de Jesus, que remonta a Abraão e Davi (Mateus 1:1-17). Isso estabelece a linhagem de Jesus como descendente de Abraão e herdeiro das promessas feitas por Deus a ele. A genealogia também estabelece Jesus como o cumprimento das profecias messiânicas, que afirmam que o Messias virá da linhagem de Davi (Jeremias 23:5-6).

O Evangelho de Mateus continua com o nascimento de Jesus em Belém, cumprindo a profecia de Miquéias 5:2 (Mateus 2:1-6). A história continua com a visita dos magos do Oriente, que trouxeram presentes para o recém-nascido (Mateus 2:7-12) e a fuga para o Egito para escapar da matança dos inocentes ordenada por Herodes (Mateus 2:13-18), cumprindo a profecia de Oséias 11:1.

Em seguida, Jesus é batizado por João Batista no rio Jordão, cumprindo a profecia de Isaías 42:1 (Mateus 3:13-17). Jesus é então tentado no deserto por Satanás, cumprindo a profecia de Deuteronômio 8:3 (Mateus 4:1-11).

O ministério público de Jesus começa com sua proclamação do evangelho do Reino de Deus (Mateus 4:17) e seus ensinamentos em todo o país, que incluem o Sermão da Montanha (Mateus 5-7). O Sermão da Montanha contém as bem-aventuranças (Mateus 5:1-12) e muitos outros ensinamentos sobre como viver uma vida piedosa e agradável a Deus, como o amor ao próximo (Mateus 22:39) e o perdão (Mateus 6:14-15).

O Evangelho de Mateus contém muitos milagres realizados por Jesus, incluindo a cura de um paralítico (Mateus 9:1-8), a alimentação dos cinco mil (Mateus 14:13-21) e a ressurreição de Lázaro (Mateus 11:5-6). Esses milagres são uma prova de seu poder divino e amor pelos seus seguidores.

A história de Jesus culmina em sua morte e ressurreição. Ele é traído por Judas (Mateus 26:47-50), preso, julgado e condenado à morte (Mateus 27:1-26). Ele é crucificado e morre na cruz (Mateus 27:32-56), mas ressuscita três dias depois (Mateus 28:1-10), cumprindo a profecia do Salmo 16:10. A ressurreição é a prova final de que Jesus é o Filho de Deus e o Salvador da humanidade.

O Evangelho de Mateus também contém a grande comissão, onde Jesus ordena seus discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mateus 28:18-20). Esta comissão é uma das principais razões pelas quais o cristianismo se espalhou pelo mundo.

Artigo Relacionado  O Livro de Josué - Tempo de conquistas

Em resumo, o Evangelho de Mateus é uma narrativa rica em referências bíblicas que mostra como Jesus cumpre as profecias do Antigo Testamento e é o Messias prometido. O livro contém ensinamentos importantes de Jesus sobre como viver uma vida piedosa, bem como milagres e a história da morte e ressurreição de Jesus. A mensagem central do Evangelho de Mateus é que Jesus é o Filho de Deus e o Salvador da humanidade, e que a salvação é obtida através da nele.

 

Resumo dos Capítulos do Evangelho de Mateus

Capítulo 1: Este capítulo apresenta a genealogia de Jesus, destacando sua descendência de Abraão e Davi. Também narra o nascimento de Jesus e a visita dos magos.

Capítulo 2: Os magos visitam Jesus, adorando-o e dando presentes. José é avisado em um sonho para fugir com a família para o Egito para escapar da ira do rei Herodes, que ordenou a morte de todos os meninos com menos de dois anos.

Capítulo 3: João Batista aparece pregando o arrependimento e o batismo para o perdão dos pecados. Ele batiza Jesus no rio Jordão e uma voz do céu declara que Jesus é seu filho amado.

Capítulo 4: Jesus é tentado pelo diabo no deserto e resiste a todas as suas tentações. Ele começa seu ministério na Galileia, pregando o arrependimento e o Reino dos céus. Ele chama seus primeiros discípulos, Pedro, André, Tiago e João.

Capítulo 5: Jesus ensina sobre as bem-aventuranças, dizendo que os pobres em espírito, os mansos e os que sofrem perseguição são bem-aventurados. Ele ensina sobre a lei, dizendo que não veio para aboli-la, mas para cumpri-la. Ele também ensina sobre o amor aos inimigos e a importância da justiça.

Capítulo 6: Jesus ensina sobre a oração, dizendo que devemos orar em segredo, sem buscar a aprovação dos outros. Ele ensina sobre o perdão, dizendo que devemos perdoar os outros como Deus nos perdoou. Ele adverte contra a avareza e a ansiedade.

Capítulo 7: Jesus ensina sobre julgar os outros, dizendo que devemos primeiro remover a trave do nosso próprio olho antes de tentar remover o cisco do olho do nosso irmão. Ele adverte contra os falsos profetas e diz que devemos construir nossa vida na rocha, ou seja, na sua palavra.

Capítulo 8: Jesus cura um leproso, um servo de um centurião, a sogra de Pedro e muitos outros doentes. Ele acalma uma tempestade no mar e liberta um homem possuído por demônios.

Capítulo 9: Jesus cura um paralítico, perdoando seus pecados. Ele chama Mateus, um cobrador de impostos, para ser seu discípulo. Ele cura uma mulher com hemorragia e ressuscita a filha de um líder da sinagoga.

Artigo Relacionado  A intercessão pelos Efésios

Capítulo 10: Jesus envia seus discípulos para pregar o Reino dos céus e curar os doentes. Ele os adverte sobre a perseguição que enfrentarão e diz que aqueles que perseverarem serão recompensados. Ele também adverte sobre a importância de confessá-lo diante dos homens.

Capítulo 11: João Batista envia seus discípulos para perguntar a Jesus se ele é o Messias. Jesus responde que seus milagres são a prova de sua identidade. Ele adverte as cidades que o rejeitaram e elogia aqueles que o receberam.

Capítulo 12: Jesus cura um homem com a mão mirrada no sábado, provocando a ira dos fariseus. Ele responde aos fariseus dizendo que é lícito fazer o bem no sábado. Ele também adverte sobre o perigo da blasfêmia contra o Espírito Santo e diz que uma árvore é conhecida pelos seus frutos.

Capítulo 13: Jesus ensina por meio de parábolas, como a do semeador, a do joio e do trigo, a do grão de mostarda e a do fermento. Ele explica o significado de cada parábola para seus discípulos.

Capítulo 14: Herodes ouve falar de Jesus e pensa que João Batista ressuscitou dos mortos. Ele manda decapitar João Batista. Jesus alimenta cinco mil homens com cinco pães e dois peixes. Ele caminha sobre a água para se encontrar com seus discípulos.

Capítulo 15: Jesus ensina sobre a importância da tradição e do coração puro. Ele cura a filha de uma mulher cananeia e muitos outros doentes. Ele alimenta quatro mil homens com sete pães e alguns peixes.

Capítulo 16: Pedro confessa que Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo. Jesus diz que edificará sua igreja sobre essa confissão. Ele prediz sua morte e ressurreição e adverte seus discípulos sobre o fermento dos fariseus e saduceus.

Capítulo 17: Jesus se transfigura diante de seus discípulos no monte e fala com Moisés e Elias. Ele cura um menino possuído por um demônio e paga o imposto do templo com uma moeda encontrada na boca de um peixe.

Capítulo 18: Jesus ensina sobre a humildade, dizendo que devemos nos tornar como crianças. Ele adverte sobre o perigo de causar tropeço aos outros e ensina sobre o perdão. Ele diz que onde dois ou três se reunirem em seu nome, ele estará presente.

Capítulo 19: Jesus ensina sobre o divórcio, dizendo que Deus os uniu e que o homem não deve separá-los. Ele abençoa as crianças e diz que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus.

Artigo Relacionado  A Carta aos Hebreus e a Excelência de Cristo

Capítulo 20: Jesus conta a parábola dos trabalhadores na vinha, dizendo que o Reino dos céus é como um senhor que contrata trabalhadores em diferentes horas do dia. Ele prediz sua morte e ressurreição novamente. Ele cura dois cegos em Jericó.

Capítulo 21: Jesus entra em Jerusalém montado em um jumento, cumprindo a profecia do Antigo Testamento. Ele expulsa os cambistas do templo e cura muitos doentes. Ele responde a perguntas dos fariseus e fala a parábola dos dois filhos.

Capítulo 22: Jesus fala a parábola do banquete de casamento, dizendo que muitos foram convidados, mas poucos foram escolhidos. Ele responde a perguntas dos fariseus sobre pagar impostos a César e sobre a ressurreição dos mortos.

Capítulo 23: Jesus adverte contra os fariseus, chamando-os de hipócritas e serpentes. Ele condena a hipocrisia e a falta de justiça deles e diz que eles enchem o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de ganância e impureza. Ele lamenta sobre Jerusalém e prediz sua destruição.

Capítulo 24: Jesus fala sobre o fim dos tempos, predizendo guerras, fomes, terremotos e perseguição aos cristãos. Ele adverte sobre falsos messias e diz que ninguém sabe o dia ou a hora do fim. Ele compara a vinda do Filho do homem a um ladrão que vem à noite.

Capítulo 25: Jesus conta a parábola das dez virgens, dizendo que cinco foram sábias e cinco foram insensatas. Ele fala sobre o julgamento final, dizendo que o Filho do homem separará as ovelhas dos bodes. Ele diz que o que foi feito ao menor de seus irmãos foi feito a ele.

Capítulo 26: Jesus é traído por Judas e preso pelos soldados. Ele é levado ao sumo sacerdote e ao governador romano, Pilatos. Ele é condenado à morte e crucificado com dois ladrões. Ele morre e é sepultado em um túmulo novo.

Capítulo 27: Jesus ressuscita dos mortos no terceiro dia. As mulheres que foram ao túmulo o encontram vazio. Ele aparece a seus discípulos e os comissiona para fazer discípulos de todas as nações. Ele sobe ao céu e promete estar com eles até o fim dos tempos.

Capítulo 28: Jesus ressuscitado aparece às mulheres novamente e às onze discípulos em uma montanha na Galileia. Ele comissiona seus discípulos novamente e lhes dá a grande comissão de fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-lhes a obedecer a tudo o que ele ordenou. Ele promete estar com eles sempre, até o fim dos tempos. O livro termina com Jesus ascendendo ao céu.

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.