O Avivamento Pentecostal no Brasil

O avivamento pentecostal no Brasil

O Avivamento Pentecostal no Brasil

Apesar de suas limitações locais, a Igreja de Cristo, sob o poder do Espírito Santo, universaliza-se em suas conquistas e faz-se irresistível como Reino de Deus.

Texto Bíblico (Atos 19.1-7)

O Movimento Pentecostal

É inquestionavelmente aceito por todos os pentecostais que o Movimento Pentecostal ocorrido no início do século XX na Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia, em 1906, foi um relevante agente que difundiu a chama do Espírito Santo pelo mundo, assim como na Igreja Primitiva (At 2.46-47). Nesta igreja cada um que se convertia transformava-se em missionário levando a chama pentecostal para outras cidades e nações, assim como ocorrido no Brasil Deus envia os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil. O começo do ministério assembleiano no Brasil ocorreu através de dois homens cheios do Espírito Santo. A história mostra que os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a solo brasileiro, após receberem palavra profética, enquanto estavam nos Estados Unidos, de que deveriam ir ao Pari (Mc 16.15: At 13.2). Para melhor entendermos essa convocação divina, esses homens nem sequer sabiam onde esse lugar ficava Diante desta profecia, eles recorreram a um mapa-múndi e viram se tratar de uma cidade no Norte do Brasil.

O Movimento Pentecostal nos EUA e sua influência no Brasil. Os numerosos estudos feitos sobre o tema corroboram que a história das Assembleias de Deus no Brasil está conectada com o Movimento Pentecostal ocorrido nos Estados Unidos e de lá se alastrou pelo mundo, chegando no Brasil no Estado do Pará e mais tarde incendiária todo o território nacional com a mensagem do Evangelho Pente costal, de que Jesus batiza com Espírito Santo (Mt 3.11: Lc 3.16), cura e em breve voltará nos ares para buscar a Sua Igreja santa e redimida.

 Obs: Tributo ao Centenário: Rapidamente, a chama do Espírito Santo espalhou se contagiando a todos os que se colocaram à disposição de Deus e muitos grupos foram formados por todos os Estados Uni as denominações foram alçadas por esse despertamento espiritual, tornando a cidade dos Estados Unidos Foi em Chicago em uma conferência pentecostal realizada no ano de 1909, que os jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram”.

Artigo Relacionado  A realidade Bíblica do Inferno

O Movimento Pentecostal em solo brasileiro. Há mais de cem anos que o Movimento Pentecostal se instalou em solo brasileiro, tema Assembleia de Deus de Madureira como uma das principais representantes no Brasil e no mundo. Temos a certeza de que o Espírito Santo foi derramado sobre este Ministério para impulsioná-lo, encorajá-lo, guiá-lo e capacitá-lo no exercício da pregação do Evangelho (Mt 16.16; At 1.8). A Assembleia de Deus de Madureira é uma denominação respeitada e reconhecida no Brasil e no mundo tendo se desenvolvido de maneira respeitável em seus começos e mantém na atualidade firmeza, zelo e importância na sociedade como uma igreja legítima e atuante onde está implantada. As Assembleias de Deus só prosseguiram expandindo em solo brasileiro, porque o Espírito Santo capacitou os primeiros missionários, assim como tantos outros, levantados por Ele próprio, para fazer parte deste trabalho. A partir destas considerações, é possível perceber que chegamos até aqui, com mais de cem anos de história, tendo como combustível para continuar a obra de Deus o Seu Espírito, Sem Ele nada podemos fazer (Jo 20.11-23; At 4.31).

OBS: ARGUMENTO TEOLÓGICO-HISTÓRICO – “Os pentecostais enfatizam uma experiência pós-conversão conhecida como ‘batismo no Espírito Santo’. A singularidade do ensino dos pentecostais, contudo, é que os dons do Espírito (ou charismata) devem normalmente acompanhar esta experiência de batismo e continuar a ser manifestados na vida do crente e na igreja. Os dons mais frequentemente enfatizados pelos antigos pentecostais era o falar em línguas e os dons de curar. O ensino da ‘evidência inicial’ é o ponto central da teologia da maioria das igrejas pentecostais clássicas em todo o mundo. Este ensino enfatiza que o falar em línguas (glossolalia) desconhecidas do falante é o primeiro sinal necessário para se saber que alguém recebeu a experiência pentecostal. Este ensino é baseado no fato de que as línguas apareceram quando o Espírito foi derramado na Igreja Primitiva, em Atos 2, 10 e 19, e estão implícitas em Atos 8 e 9” (Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.567).

Artigo Relacionado  O Avivamento no Novo Testamento

A trajetória do Pentecostalismo no Brasil

O Movimento Pentecostal no Brasil só foi possível pela atuação direta do Espírito Santo na vida de Gunnar Vingren e Daniel Berg. O começo desta grande obra não foi fácil, contudo, a entrega destes os fizeram colher frutos muito proeminentes (At 6.7; 9.31), contando hoje com milhões de fiéis. O Movimento Pentecostal no Brasil. As Assembleias de Deus no Brasil se alargaram no seu começo especialmente entre os grupos mais simples da população brasileira. A história mostra que os desbravadores Daniel Berg e Gunnar Vingren enfrentaram muitos problemas, como obstáculo do idioma, os riscos das florestas, os males tropicais e perseguições, além das penúrias que lhes sobrevieram, pois não eram sustentados financeiramente por nenhuma igreja ou auxílio missionário. No entanto, o Senhor os enviou ao Brasil e supria suas necessidades (Fp 4.19).

Obs:  Stanley Horton: “O movimento pentecostal no Brasil teve início em 1911 através dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. alçados pelo avivamento que varreu os Estados Unidos no começo do século. Ele deu origem a Assembleia de Deus, que em suas primeiras décadas de existência, não teve o ensino teológico formal como prioridade básica Sendo um movimento essencialmente apostólico, concentrou todos os seus recursos na evangelização de um país com território é várias vezes maior que a Europa Ocidental.”

– O início do ensino pentecostal no Brasil. Gunnar Vingren em seus ensinamentos no Brasil fazia questão de deixar evidente a sua preocupação com o ensino teológico, dando ênfase ao Movimento Pentecostal. Considerando toda a importância do Espírito Santo, Vingren em suas exposições da Palavra fazia questão de destacar as doutrinas pentecostais, sobretudo o batismo com o Espírito Santo e as línguas estranhas como sua evidência inicial (glossolalia) e a vinda do Senhor (At 24; 8.17; I Co 1.7-8; I T 1.9-10).

Artigo Relacionado  As abominações do Templo

OBS:  Stanley Horton: “Gunnar Vingren era um pastor com formação teológico, e muito se preocupou em instruir os primeiros crentes, com ênfase para as doutrinas pentecostais. Logo na primeira página do primeiro número da Voz da Verdade, o primeiro jornal editado pela Assembleia de Deus, aparece o artigo intitulado “Jesus é quem batiza no Espírito Santo. A imprensa pentecostal mostra dessa maneira que o seu principal intento não é propriamente a notícia, e sim a divulgação doutrinária.”

– O Pentecostalismo hoje no Brasil. Atualmente a Assembleia de Deus no Brasil tem uma representação social significativa em cada canto do país. Mesmo passando por muitos infortúnios, nada conseguiu parar as Igrejas Assembleias de Deus no Brasil (Mt 16.18), sendo hoje reconhecida como a maior denominação protestante do país. Fontes documentais nos fazem ver que o Movimento se consolidou no Brasil com o desenvolvimento da EBD, que se preocupou em oferecer literaturas que se preocupavam em enfatizar o pentecostalismo, sem abdicar fundamentalmente das linhas históricas do Movimento.

OBS: Stanley Horton: “(…) o que mais influenciou a formação teológica dos obreiros pentecostais no Brasil foi a criação das escolas bíblicas para a divulgação do ensino teológico. Conquanto não se tenha uma data precisa de quando elas tiveram início, pode-se assim dizer que as escolas bíblicas desempenharam papel decisivo na estruturação teológica do movimento pentecostal no Brasil.”

Conclusão

Portanto, não espere encontrar uma igreja sem problemas, Sim, não encontraremos uma igreja perfeita, mas uma igreja poderosa e militante que espalha o Evangelho de Cristo sem impedimento algum. Busquemos um poderoso avivamento, a fim de que o Evangelho de Cristo seja levado aos mais distantes rincões, quer de nosso país, quer do mundo, sem quaisquer impedimentos. Ore. Rogue a Deus um avivamento autenticamente pentecostal e nunca esqueçamos que : O estudo da história deve ir além do conhecimento teórico.

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.