Sermão: Da criação ao patriarca Abraão

Título: Da Criação ao Patriarca Abraão

Lições de Soberania e Chamado

Amados irmãos e irmãs em Cristo, hoje meditaremos sobre a história da criação do mundo e o início da nação de Israel através do patriarca Abraão, conforme descrito nos primeiros capítulos do livro de Gênesis. São histórias que nos mostram a soberania e o amor de Deus pelo seu povo, e como Ele chama aqueles que O amam a seguir o Seu caminho.

Neste artigo você estudará sobre:

Desenvolvimento:

Deus cria, no princípio, os céus e a terra (Gn 1.1)

Deus cria, no princípio, os céus e a terra, em seis dias, separando a luz das trevas, as águas de cima das águas de baixo, a terra seca da água e formando os animais e o homem. Tudo o que existe é a obra prima de Deus, e essa história nos ensina que Deus é soberano e que tudo o que existe está sob Seu controle.

Artigo Relacionado  Sermão: A responsabilidade de transmitir a fé

A criação do ser humano, obra prima da criação (Gn 2.7)

Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança, com a capacidade de ter comunhão com Ele e de exercer domínio sobre a criação. O homem é a coroa da criação e deve ter responsabilidade sobre aquilo que Deus lhe entregou.

A Queda do homem e a entrada do pecado no mundo (Gn 3.1-7)

Infelizmente, a queda do homem aconteceu, e com ela entrou o pecado no mundo. Adão e Eva desobedeceram a Deus e caíram em tentação. A partir daí, a maldade humana se multiplicou, e Deus teve que agir com justiça, ordenando o dilúvio para destruir a humanidade corrompida.

Deus chama Abraão e dá início à nação de Israel (Gn 12.1-3)

Deus não abandonou a humanidade, mesmo depois da queda. Ele chamou Abraão, que se tornou o pai da nação de Israel. Através da descendência de Abraão, Deus cumpriu sua promessa de abençoar todas as nações da terra. Deus prometeu a Abraão que sua descendência seria tão numerosa quanto as estrelas do céu e que todas as nações seriam abençoadas por meio dele.

Artigo Relacionado  Quando a Família age por conta própria

Conclusão:

Essa história nos ensina que Deus é soberano e tem um plano perfeito para a humanidade. Mesmo quando escolhemos desobedecer, Deus continua a nos amar e a nos chamar de volta para ele. A história de Abraão nos ensina que, quando obedecemos a Deus e confiamos em suas promessas, podemos ser abençoados e usados por ele para abençoar outros.

Que possamos seguir o exemplo de Abraão, confiando nas promessas de Deus e obedecendo a sua vontade. Que possamos lembrar que, apesar de nossas falhas, Deus continua a nos amar e a ter um plano para nossas vidas. Que possamos dar graças por sua criação e por sua redenção, por meio de Jesus Cristo. Amém.

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.