Sermão: Uma fé inabalável

Tema: Uma fé inabalável

Texto base: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.” (Romanos 5:3-5)

Irmãos e irmãs em Cristo, hoje quero falar sobre a importância de termos uma inabalável, fundamentada na Palavra de Deus. A Bíblia nos ensina que em momentos de tribulação e desafios, é fundamental que nossa fé esteja firme para que possamos perseverar e experimentar a esperança que nos é dada em Cristo Jesus. Para isso, quero compartilhar com vocês seis tópicos importantes sobre esse assunto:

Fé que não abala

A nossa fé em Cristo deve ser forte o suficiente para suportar os abalos que a vida nos traz. Jesus nos ensinou que a fé pode mover montanhas e que aquele que crê não será abalado (Mateus 17:20; Salmo 125:1).

Artigo Relacionado  Os Gigantes da Fé e o seu Legado para a Igreja

Perseverança

A perseverança é um elemento chave para manter uma fé inabalável. Jesus nos encorajou a perseverar em momentos de tribulação, prometendo que aquele que perseverar até o fim será salvo (Mateus 24:13). O apóstolo Paulo também nos ensina que devemos ser “firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Coríntios 15:58).

Experiência

A experiência nos ensina muitas coisas sobre Deus e sobre nós mesmos. À medida que perseveramos na fé, passamos por situações que nos moldam e nos fortalecem. Essas experiências nos ajudam a crescer e a amadurecer na fé. Tiago nos ensina que devemos considerar como pura alegria quando passamos por provações, pois a provação produz a perseverança e a perseverança deve ter ação completa, a fim de que sejamos perfeitos e íntegros, sem falta de nada (Tiago 1:2-4).

Artigo Relacionado  A Fé determina a sua perseverança!

Esperança

A esperança é um dos frutos da nossa fé em Cristo. Quando confiamos em Deus, mesmo nas situações mais difíceis, podemos ter a certeza de que Ele está conosco e de que temos um futuro glorioso pela frente. O apóstolo Paulo nos ensina que a esperança não nos decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5:5).

Oração

A oração é fundamental para manter uma fé inabalável. Quando oramos, colocamos diante de Deus todas as nossas ansiedades e preocupações, e Ele nos fortalece e nos dá a paz que excede todo entendimento. Jesus nos ensina que devemos sempre orar e nunca desistir (Lucas 18:1), e o apóstolo Paulo nos encoraja a orar em todo o tempo, com toda a oração e súplica (Efésios 6:18).

Palavra de Deus

Por fim, a Palavra de Deus é a base da nossa fé inabalável. É por meio da leitura e estudo da Bíblia que conhecemos a Deus e seus planos para nós. Jesus nos ensina que a Palavra de Deus é a verdade e que devemos conhecê-la para sermos libertos (João 8:32). O apóstolo Paulo nos ensina que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Cristo (Romanos 10:17).

Artigo Relacionado  Atributos da unidade da Fé - Humildade Mansidão e Longanimidade

Em resumo, irmãos e irmãs, uma fé inabalável é aquela que não se abala diante das tribulações, que persevera diante dos desafios, que aprende com as experiências, que tem a esperança em Cristo, que ora sem cessar e que tem a Palavra de Deus como fundamento. Que o Espírito Santo nos conceda a graça de ter uma fé inabalável e que possamos glorificar a Deus em todos os momentos da nossa vida. Amém.

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.