As promessas de Deus

As promessas de Deus

As promessas de Deus

 

Durante o período histórico da humanidade, desde os primórdios, Deus tem nos revelado, através das Sagradas Escrituras, inúmeras PROMESSAS que Ele fez ao seu povo e, também, a humanidade em geral como é o caso da promessas da salvação em seu Filho Jesus. Há em toda a Bíblia cerca de 8.810 promessas e nenhuma delas falhará, cumprindo-se plenamente em nossas vidas. Deus é detalhista e cuidadoso para conosco em todas as suas promessas.

I. O QUE É PROMESSA?

Eu me alimento das mãos de Deus

Achamos por bem transcrevermos aqui, de uma certa forma, a definição precisa do que é promessa tanto no dicionário da nossa língua materna como também á luz da Bíblia, o texto escrito pelo ilustre Pastor Caramuru Afonso que mais uma vez, com o seu trabalho brilhante na obra de Deus, faz uma alusão ao termo de uma maneira específica e maravilhosa…

 “Promessa”, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, é “ato ou efeito de prometer”, “afirmativa de que se dará ou fará alguma coisa”, “compromisso oral ou escrito de realizar um ato ou de contrair uma obrigação”, palavra que vem do latim “promissa”, que, por sua vez, era o plural de uma forma verbal “promissum”, do verbo “promittere” cujo significado é “’lançar, atirar longe; deixar crescer para diante (barba); oferecer; propor, apresentar; prometer, dar a sua palavra, obrigar-se”. 

No Antigo Testamento, não há uma palavra específica para “promessa”. Como diz o J.W.L. Hoad, em o Novo Dicionário da Bíblia, conforme a tradução de João Bentes, “…onde nossas versões portuguesas dizem que alguém prometeu alguma coisa, o hebraico simplesmente afirma que alguém disse ou proferiu (‘amar, dabhar) alguma palavra com referência ao futuro…” (Promessa. In: DOUGLAS, J.D. O novo dicionário da Bíblia, t.II, p.1330).

Em o Novo Testamento, a palavra “promessa” é a palavra grega “epangelia” (επαγγελια), cujo significado também tem a ver com “anúncio”, “mensagem”, tanto que a palavra é da mesma raiz que “evangelho”. – A promessa é o ato de prometer e prometer, pelo que vimos, é uma afirmação que se faz para frente, tanto que, no latim, o verbo “promittere” significa “lançar, atirar longe, deixar crescer para diante a barba”. Trata-se, portanto, de uma afirmação que diz respeito a um fato futuro, a algo que ainda não ocorreu. Como  afirma J.W.L. Hoad, “…promessa é uma palavra que se prolonga por um tempo indeterminado. Estende-se para além daquele que a faz e daquele que a recebe, assinalando um encontro entre os dois no futuro…” (HOAD, J.W.L., op.cit., p.1330).

A promessa é a afirmação de que se fará ou se dará alguma coisa, é um anúncio, uma palavra que diz respeito ao futuro. A nós, seres humanos limitados no tempo, temos que a promessa exige uma espera, pois a sua afirmação não coincide com o acontecimento.  A promessa implica, sempre, numa espera, pois há um lapso temporal entre o seu pronunciamento e o acontecimento que ela prevê.

Há um intervalo temporal entre o seu anúncio e a sua realização. Não é por outro motivo que a primeira vez que a palavra “promessa” surge na Versão Almeida Revista e Corrigida seja numa “cobrança” do salmista Asafe, como vemos no Sl.77:8: “Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se já a promessa que veio de geração em geração?” O salmista, angustiado e  espiritualmente enfermo (cfr. Sl.77:10), cansa-se da espera e “cobra” a promessa divina.

OBS: Segundo David J. Stewart, webmaster do site www.jesus-issavior.com, há 1.260 promessas em toda a Bíblia Sagrada (God keeps His promises. Disponível em: http://www.jesus-is savior.com/Basics/gods_promises.htm Acesso em 16 ago. 2007) (tradução nossa do título: Deus vela pelas Suas promessas).

Já o pastor e teólogo batista norte-americano Dr. Sam Storms (1951- ) afirma que o número de promessas de Deus na Bíblia é de 7.487, o que corresponde a 85% das promessas registradas no texto sagrado (há, ainda, 991 promessas feitas de uma pessoa para outra, 290 promessas humanas para Deus, 29 promessas feitas por anjos,  9 promessas do diabo, 2 promessas feitas por demônios e 2 promessas feitas por Deus Pai a Deus Filho) (cfr. THE SERMON NOTEBOOK. Acts 27:14-49: four strong anchors for life’s stormy seas. Disponível em: http://www.sermonnotebook.org/new%20testament/Acts%2027_14-29.htm Acesso em 16 ago. 2007) (tradução nossa do título – CADERNO DE SERMÕES. Atos 27:14-49: quatro âncoras fortes para os mares tempestuosos da vida).

Artigo Relacionado  As promessas de Deus para Israel

Na Versão Almeida Revista e Corrigida, ainda, o verbo “prometer” aparece, pela vez primeira, em Js.22:4, numa fala de Josué, quando o patriarca se dirigiu às duas tribos e meia que haviam pedido para ficar com terras do lado de cá do Jordão, ocasião em que Josué, ao despedi-los, disse-lhes que o Senhor “…como lhes tinha prometido…”, havia dado repouso às outras dez tribos e meia.

No texto original, o verbo utilizado é “dabhar”, que, como já se disse, corresponde a “falar algo que somente se realizará no futuro”. No texto em análise, Josué confirma que o que Deus havia dito antes do início das conquistas, havia se realizado, havia se cumprido. – Promessa é o compromisso oral ou escrito de realizar um ato ou de contrair uma obrigação. A promessa é, portanto, uma declaração que, embora diga respeito a fatos que irão ocorrer no futuro, gera, no presente, um compromisso, ou seja, um vínculo, uma obrigação. 

A promessa é um ato de vontade, é uma declaração de um querer que, entretanto, quando dirigido a outras  pessoas, uma vez aceito, gera uma obrigação da parte de quem prometeu. – Mesmo os homens, tão falhos e perversos, prescrevem em suas leis que a declaração proferida por alguém gera obrigação, a menos que as circunstâncias do caso não permitam concluir que haja este compromisso, não, porém, estando obrigado aquele que prometeu se não houver aceitação por parte da pessoa a quem se prometeu ou se, antes da aceitação, tiver havido retratação por parte de quem prometeu (artigos 427 e 428 do Código Civil Brasileiro).

Eu me alimento das mãos de Deus

Vemos, portanto, que a promessa, embora seja algo que se fará no futuro, já no presente gera implicações, cria obrigações. Por isso, enquanto servos do Senhor, devemos ter muito cuidado com relação às promessas, pois não podemos ser infiéis nos contratos (Rm.1:31,32), visto que temos de ser imitadores do Senhor, que é fiel (Dt.7:9; Is.49:7).  – O Senhor espera de nós que sejamos cumpridores estritos de tudo quanto temos falado e prometido, pois nosso falar deve ser sim, sim, não, não (Mt.5:37). Por isso, o servo fiel jamais promete aquilo que não pode cumprir. Portalebd.org.com ; professor Caramuru Afonso.

II. A BÍBLIA SAGRADA É A FONTE DAS PROMESSAS DE DEUS

– Não encontramos promessas seguras e infalíveis a não ser na Bíblia. Ela está repleta de narrativas cativantes, todas retratando a fidelidade imutável de Deus em cumprir Suas promessas. Além disso, consideremos a história dos israelitas, confinados sob o duro governo do Egito, e os seus gritos de desespero alcançando os céus.

1. Promessas de Salvação

  • João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

  • Romanos 10:9

“Se você declarar com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’, e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, você será salvo”.

  • Efésios 2:8-9

“Pois vocês são salvos pela graça , por meio da – e isso não vem de vocês, é dom de Deus – não pelas obras, para que ninguém se glorie.”

Promessas de Vida Eterna

  • 1 João 5:11

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho”.

  • João 11:25-26

“Jesus disse-lhe: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra; e quem vive crendo em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?’”

  • João 6:47

“Em verdade vos digo: quem crê tem a vida eterna.”

2. Promessas de paz e conforto

  • Isaías 26:3

“Você manterá em perfeita paz aqueles cujas mentes são firmes porque confiam em você.”

Eu me alimento das mãos de Deus
  • Mateus 11:28

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados ​​e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”

  • João 14:27

“Deixo-vos a paz; a minha paz vos dou. Não vos dou como o mundo dá. Não deixem que os vossos corações se perturbem e não tenham medo.”

Artigo Relacionado  Davi é ungido Rei

3. Promessas de orientação e sabedoria

  • Provérbios 3:5-6

” Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento; submeta-se a ele em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

  • Tiago 1:5

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que dá generosamente a todos sem encontrar falhas, e ela será dada a você.”

  • Salmo 32:8

“Eu te instruirei e te ensinarei o caminho que você deve seguir; eu te aconselharei com meu olhar amoroso sobre você.”

4. Promessas da presença de Deus

  • Deuteronômio 31:6

“Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem fique aterrorizado por causa deles, pois o Senhor, seu Deus, vai com você; ele nunca o deixará, nem o abandonará.”

  • Mateus 28:20

“…E certamente estarei sempre com você, até o fim dos tempos.”

  • Hebreus 13:5

“…Deus disse: ‘Nunca te deixarei; nunca te abandonarei.’”

5. Promessas de Provisão

  • Filipenses 4:19

“E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as riquezas da sua glória em Cristo Jesus.”

  • Mateus 6:31-33

“Portanto, não se preocupe, dizendo: ‘O que devemos comer?’ ou ‘O que devemos beber?’ ou ‘O que devemos vestir?’ Pois os pagãos correm atrás de todas essas coisas, e seu Pai celestial sabe que você precisa delas. Mas busque primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas serão dadas a você também.

  • Salmo 23:1

“O Senhor é meu pastor, nada me falta”.

6. Promessas de Força

  • Isaías 41:10

“Portanto, não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois eu sou o seu Deus. Eu te fortalecerei e te ajudarei; eu te sustentarei com a minha destra justa.”

  • Salmo 91:14-15

“‘Porque ele me ama’, diz o Senhor, ‘eu o resgatarei; eu o protegerei , pois ele reconhece meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, eu irá livrá-lo e honrá-lo.’”

  • 2 Coríntios 12:9

“Mas ele me disse: ‘Minha graça te basta, pois meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, gloriar-me-ei ainda mais alegremente nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim”.

7. Promessas da proteção de Deus

  • Salmo 121:7-8

“O Senhor protegerá você de todo mal – ele cuidará de sua vida; o Senhor cuidará de sua vinda e de sua partida, agora e para sempre.”

  • 2 Tessalonicenses 3:3

“Mas o Senhor é fiel e ele irá fortalecê-lo e protegê-lo do Maligno.”

  • Salmo 91:4

“Ele te cobrirá com suas penas, e sob suas asas você encontrará refúgio; sua fidelidade será seu escudo e muralha.”

8. Promessas da cura de Deus

  • Isaías 53:5

“Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, foi esmagado pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos sarados”

  • Salmo 147:3

” Ele cura os quebrantados de coração e cura as suas feridas.”

  • Tiago 5:14-15

“Está alguém entre vocês doente? Chame os presbíteros da igreja para orar por eles e ungi-los com óleo em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o enfermo; o Senhor os ressuscitará . Se eles pecaram, serão perdoados.

9. Promessas da Vitória de Deus

  • 1 Coríntios 15:57

“Mas graças a Deus! Ele nos dá a vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo.”

  • Romanos 8:37

“Não, em todas estas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.”

  • 1 João 5:4

“Pois todo aquele que nasce de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que venceu o mundo, até mesmo a nossa fé”.

10. Promessas de Deus sobre Restauração

  • Joel 2:25

“Eu te recompensarei pelos anos que os gafanhotos comeram – o grande gafanhoto e o gafanhoto jovem, os outros gafanhotos e o enxame de gafanhotos – meu grande exército que enviei entre vocês.”

  • Isaías 61:3

“…para conceder-lhes uma coroa de beleza em vez de cinzas, o óleo de alegria em vez de luto, e uma vestimenta de louvor em vez de um espírito de desespero. Eles serão chamados carvalhos de justiça, uma plantação do Senhor para a exibição de seu esplendor.”

  • 1 Pedro 5:10

“E o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna em Cristo, depois de terdes sofrido um pouco, ele mesmo vos restaurará e vos tornará fortes, firmes e constantes.”

Artigo Relacionado  Confessando e abandonando o pecado

11. Promessas de crescimento espiritual

  • Filipenses 1:6

“Estando certos disto, que aquele que começou uma boa obra em vós, a levará até ao dia de Cristo Jesus.”

  • 2 Pedro 3:18

“Mas cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória agora e para sempre! Amém.”

  • João 15:5

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se você permanecer em mim e eu em você, você dará muito fruto; sem mim, você não pode fazer nada.”

12. Promessas de Deus sobre de perdão

  • 1 João 1:9

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará os pecados e nos purificará de toda injustiça.”

  • Isaías 43:25

“Eu, eu mesmo, sou aquele que apago as tuas transgressões, por amor de mim, e não me lembro mais dos teus pecados.”

  • Salmo 103:12

“Quanto mais longe o Oriente está do Ocidente, até agora ele removeu de nós as nossas transgressões.”

13. Promessas do amor de Deus

  • Romanos 8:38-39

“Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem a altura nem a profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, será capaz de nos separar do amor de Deus isso está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

  • 1 João 4:16

“E assim conhecemos e confiamos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor. Quem vive no amor vive em Deus, e Deus nele.”

  • Jeremias 31:3

“O Senhor apareceu-nos no passado, dizendo: ‘Eu te amei com um amor eterno; eu te atraí com bondade infalível.’”

14. Promessas de Deus sobre responder à oração

  • Mateus 7:7

“Peça e lhe será dado; busque e você encontrará; bata e a porta lhe será aberta.”

  • 1 João 5:14

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.

  • Hebreus 7:25

“Portanto, ele é capaz de salvar completamente aqueles que por meio dele se chegam a Deus, porque vive sempre para interceder por eles”.

15. Promessas de Deus sobre a fidelidade Dele

  • Lamentações 3:22-23

“Por causa do grande amor do Senhor, não somos consumidos, pois suas compaixões nunca falham. Elas são novas a cada manhã; grande é a sua fidelidade.”

  • Deuteronômio 7:9

“Saibam, pois, que o Senhor teu Deus é Deus; ele é o Deus fiel, que guarda a sua aliança de amor por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.”

 

Obs.: ARGUMENTO  TEOLÓGICO: PROMESSA –

“[…] A mensagem central do Novo Testamento é que as promessas de Deus no Antigo Testamento foram cumpridas com a vinda de Jesus Cristo. As numerosas fórmulas de citação de Mateus são evidências desse tema. Em Lucas 4.16-21, Jesus pronuncia o cumprimento da promessa de Isaías (sobre o ministério do Messias, Is 61.1-3) na sua própria vida. O livro de Atos declara especificamente que o sofrimento e ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo são o cumprimento das promessas do Antigo Testamento (At 2.29-31; 13.32-34).

A identidade de Jesus como descendente de Davi (At 13.23) e como profeta semelhante a Moisés (At 3.21-26; cfr. Dt 18.15-18) também é considerada o cumprimento do Antigo Testamento. A visão de Paulo sobre as promessas de Deus está resumida nesta declaração: (Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para a glória de Deus, por nós” (2Co 1.20). De acordo com Romanos 1.2,3, Paulo considera o evangelho como a mensagem que Deus antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras, acerca de seu Filho.

Romanos 4 descreve a fé de Abraão em termos da sua confiança nas promessas de Deus, o que leva à sua justiça. Apresenta-o também corno nosso modelo de fé nas promessas de Deus. A famosa expressão segundo as Escrituras em 1 Coríntios 15.3,4 é, em certo sentido, entendido por Paulo como o cumprimento das promessas de Deus a respeito da morte e ressurreição de Cristo” (LONGMAN III, Tremper. Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023,p. 4o7).

 

– Bibliografia

– Bíblia de Estudo Gesiel Gomes

– Bíblia Cronológica

– Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

– Apontamentos Teológicos do autor

-https://conhecendoabiblia.com.br/promessas-de-deus/#:~:text=No%20entanto,%20as%20promessas%20de%20Deus,%20esp

– portalebd.org.com

Eu me alimento das mãos de Deus

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.