Sermão: O modelo de oração para os Cristãos

Tema: O modelo de oração para os Cristãos

Introdução:

Caros irmãos e irmãs em Cristo, nos reunimos hoje para refletir sobre o ensinamento de Jesus com o modelo de oração, presente no Evangelho de Mateus, capítulo 6, versículo 9. A oração do Pai Nosso é uma das mais conhecidas e recitadas pelos cristãos em todo o mundo.

No entanto, muitas vezes a recitamos sem realmente entender o seu significado e sem levar em conta o seu valor como modelo de oração. Por isso, vamos hoje refletir sobre a importância da oração do Pai Nosso como modelo para nossas próprias orações.

Desenvolvimento:

Esse modelo de oração pode ser dividida em cinco subtópicos principais, que nos ensinam a nos relacionar com Deus e com os outros de maneira completa:

Invocação de Deus como Pai amoroso:

A oração do Pai Nosso começa com a invocação do nome de Deus como “Pai”. Esse termo nos faz lembrar que Deus é nosso Pai amoroso e que podemos nos aproximar Dele com confiança e reverência. Essa mesma ideia é expressa em outras passagens bíblicas, como em Romanos 8:15 e Gálatas 4:6, que falam sobre o Espírito que nos faz clamar “Aba, Pai”.

Artigo Relacionado  Sermão: Queda e Redenção humana

Busca pelo Reino de Deus e pela Sua vontade:

Em seguida, a oração pede que o Reino de Deus venha e que a Sua vontade seja feita na terra como é feita no céu. Isso significa que devemos buscar a vontade de Deus em nossas próprias vidas e trabalhar para tornar o mundo um lugar mais justo e amoroso, de acordo com a Sua vontade. Essa ideia é expressa em outras passagens bíblicas, como em Mateus 7:21, onde Jesus diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Reconhecimento da provisão de Deus:

A oração também pede por nossas necessidades diárias, reconhecendo que Deus é o provedor de todas as coisas. Essa ideia é expressa em outras passagens bíblicas, como em Filipenses 4:19, que diz: “O meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.”

Artigo Relacionado  Daniel ora por um despertamento

Necessidade de arrependimento e perdão:

A oração do Pai Nosso também pede para sermos perdoados e para perdoar aqueles que nos ofenderam, assim como para sermos livrados do mal. Essas partes da oração nos lembram da nossa necessidade constante de arrependimento, perdão e proteção, além da importância do perdão mútuo e da luta contra o mal em nossas vidas e no mundo. Essa ideia é expressa em outras passagens bíblicas, como em 1 João 1:9, que diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Reconhecimento da soberania de Deus:

Por fim, a oração termina com uma afirmação da soberania de Deus, reconhecendo que Dele vêm o Reino, o poder e a glória para sempre. Isso nos lembra da grandeza de Deus e da nossa dependência Dele em todas as áreas da vida. Essa ideia é expressa em outras passagens bíblicas, como em 1 Crônicas 29:11, que diz: “Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.”

Artigo Relacionado  A intercessão pelos Efésios

Conclusão:

Caros irmãos e irmãs, a oração do Pai Nosso é um modelo de oração que nos ensina a nos relacionar com Deus e com os outros de maneira completa. Ela nos lembra que Deus é nosso Pai amoroso, que devemos buscar a Sua vontade e que Ele é o provedor de todas as coisas. Também nos lembra da nossa necessidade constante de arrependimento, perdão e proteção, além da importância do perdão mútuo e da luta contra o mal em nossas vidas e no mundo.

Por fim, a oração nos lembra da grandeza de Deus e da nossa dependência Dele em todas as áreas da vida. Que possamos, portanto, não apenas recitar a oração do Pai Nosso, mas também colocá-la em prática em nossas próprias orações e em nossas vidas como cristãos. Amém.

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.