Sermão: A responsabilidade de transmitir a fé

Título: A responsabilidade de transmitir a fé

Texto base: 2 Timóteo 2:1-2

Introdução:

Amados irmãos e irmãs em Cristo, hoje vamos falar sobre a responsabilidade que temos de transmitir a a outras pessoas. Como cristãos, recebemos o dom da salvação e a responsabilidade de compartilhar essa mensagem com o mundo ao nosso redor.

A passagem que vamos estudar hoje é encontrada em 2 Timóteo 2:1-2 e nos ensina sobre a importância de passar adiante a fé que recebemos. Além disso, outras passagens bíblicas nos ensinam sobre a importância de ensinar e fazer discípulos, como em Mateus 28:19-20 e 2 Timóteo 2:24-26.

Desenvolvimento:

A responsabilidade de transmitir a fé

Paulo inicia a sua exortação a Timóteo dizendo: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:1). Ele está dizendo que antes de tudo, é importante que Timóteo esteja firme na fé para que possa transmiti-la a outros. E essa é uma responsabilidade que todos nós temos como cristãos: compartilhar a mensagem da salvação com aqueles que ainda não a conhecem. Em Colossenses 4:5-6, Paulo também nos exorta a ser sábios na maneira como nos relacionamos com os de fora, aproveitando as oportunidades para falar com eles sobre a nossa fé.

Artigo Relacionado  Pais Zelosos e Filhos Rebeldes

A importância de ensinar outros

Em seguida, Paulo diz a Timóteo: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2 Timóteo 2:2). Paulo está enfatizando a importância de transmitir a mensagem da fé a outros que possam, por sua vez, também ensiná-la a outras pessoas. Não basta apenas crer em Jesus, é necessário também fazer discípulos, ensinando-lhes a obedecer a tudo o que Jesus nos ordenou (Mateus 28:19-20). Em 2 Timóteo 2:24-26, Paulo ainda enfatiza a necessidade de sermos pacientes e mansos no ensino, corrigindo com humildade aqueles que se opõem à verdade.

O poder transformador da mensagem da cruz

Por fim, devemos lembrar que a mensagem da cruz é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16). Ela é capaz de transformar vidas e de nos tornar novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17). E essa é a mensagem que devemos transmitir com amor e compaixão a todos aqueles que ainda não a conhecem. Em 1 Pedro 3:15, Pedro nos exorta a estarmos sempre prontos a dar uma resposta a qualquer pessoa que nos questione sobre a nossa esperança em Cristo.

Artigo Relacionado  Neemias e o exemplo de liderança

Conclusão:

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a passagem de 2 Timóteo 2:1-2, juntamente com outras passagens bíblicas, nos ensina sobre a responsabilidade que temos de transmitir a fé a outras pessoas. Como cristãos, temos o dever de compartilhar a mensagem da salvação com aqueles que ainda não a conhecem e de ensinar outros a fazerem o mesmo. Devemos sempre nos lembrar que a mensagem da cruz é poder de Deus para a salvação e que ela é capaz de transformar vidas.

Portanto, que possamos fortalecer nossa própria fé em Cristo, para que possamos ser instrumentos de Deus na transmissão da mensagem da salvação a todos ao nosso redor. Que sejamos sábios em como nos relacionamos com aqueles de fora, aproveitando as oportunidades para falar sobre nossa fé. E que, acima de tudo, sejamos pacientes, mansos e humildes em nossos ensinamentos, corrigindo com amor aqueles que ainda não conhecem a verdade. Que Deus nos ajude a cumprir nossa responsabilidade de transmitir a fé a outras pessoas, sempre com amor e compaixão. Amém.

Artigo Relacionado  Atributos da unidade da Fé - Humildade Mansidão e Longanimidade

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.