As abominações do Templo

As abominações do Templo
Profetas Maiores e Profetas Menores

As abominações do Templo

 No meio dos exilados na Babilônia, Ezequiel mostra que Israel mereceu esse julgamento, e que a justiça de Deus produz esperança para o futuro.

Texto Bíblico (Ezequiel 8.5,6,9-12,14,16)

Primeira e Segunda Visão

– Neste capítulo, Ezequiel, que se encontrava exilado na Babilônia, vê abominações sendo cometidas em Jerusalém, cada uma pior que a anterior.

1 – Na primeira visão (v. 1-6), Ezequiel viu um ídolo sendo adorado publicamente no portão norte de Jerusalém. O norte era a direção típica de onde os inimigos de Judá se aproximavam. Em vez de colocar a sua esperança e confiança em Deus, eles confiavam nesse ídolo para sua proteção. A situação piora.

2 – Na segunda visão (v. 7-13), Ezequiel é levado para um local mais privado, a entrada para o pátio do Templo. Ali Ezequiel vê 70 líderes adorando ídolos semelhantes aos ídolos egípcios, desenhados em uma parede. Você pode imaginar Ezequiel vendo os líderes de Judá adorando ídolos egípcios e declarando que o Senhor não os vê e os abandonou (v. 12)? Isso é terrível, mas tamanha perversidade fica ainda pior na próxima visão. Ezequiel vê mulheres que praticam um ritual babilônico, chorando para o deus Tamuz. O ritual tinha como objetivo apressar a ressurreição dentre os mortos do deus Dumuzu (o nome babilônico para Tamuz). Esse ritual marcava o fim do inverno e simbolizava fertilidade e vida nova. Essas mulheres estão de luto pelo deus do inverno que estava morto, em vez de adorarem ao Deus vivo.

– A visão final do capítulo oito é a mais abominável. Esta visão tem lugar no próprio Templo. Ezequiel vê 25 homens de costas para o templo, olhando para o oriente, adorando o sol. Eles dão as costas para o Criador e adoram a Sua criação. Estas visões não deixam ninguém de fora. As visões de idolatria incluíam a todos – homens e mulheres, povo e líderes, ídolos e deuses de todas as regiões. A idolatria se espalhara por toda a Jerusalém e até mesmo para o interior do Templo. É importante notar que nessas visões da idolatria de Judá, esses adoradores de ídolos nunca diziam que Deus não existia. Na verdade, o povo de Judá e seus líderes reconheciam a sua existência, mas negavam sua relevância em suas vidas. https://reavivadosporsuapalavra.org

OBS: ARGUMENTO EXEGÉTICO – Dentro do próprio Templo – “Dentro do próprio templo, Ezequiel viu uma multidão de imagens representando toda forma de criatura (Ez 8.7-13). Essa presença era violação direta do mandamento que proibia a representação de qualquer criatura em forma tangível (Êx 20.4-6). Ezequiel também viu, no lado norte do templo, mulheres chorando por Tamuz (Ez 8.14,15), o deus sumério-babilônico da fertilidade. O fato de estar sendo feito junto as portas da casa do Senhor dá a entender não só idolatria aberta e descarada, mas também a atribuição de Tamuz as bênçãos da fertilidade que só o Senhor dá. Neste sentido, era violação do mandamento que proíbe o uso do nome do Senhor de maneira vazia, pois o que deveria ter sido designado a ele era designado a Tamuz” (ZUCK, Roy. (Ed). Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.401).

Comentários Exegéticos acerca de Ezequiel Capítulo 8

Comentário de Albert Barnes

Nas visões de Deus – Ezequiel não foi transportado “no corpo”, mas extasiado “em espírito”, enquanto ele ainda estava sentado entre os anciãos de Judá.

O portão interno – Ou, o portão do pátio interno. Esse portão, que leva do pátio externo ao pátio interno (o tribunal dos sacerdotes), é chamado Ezequiel 8: 5 “o portão do altar”, porque foi desse lado que os sacerdotes se aproximaram do altar de bronze. O profeta está do lado de fora deste portão, de modo que a “imagem do ciúme” foi estabelecida na corte externa ou do povo, contra a entrada norte da corte do padre. Esta imagem era a imagem de um deus falso que provocava o Senhor ao “ciúme” Deuteronômio 32:16 , Deuteronômio 32:21 ; 1 Reis 14:22 .

Artigo Relacionado  Despertamento Espiritual - um milagre

Pode-se duvidar se as cenas descritas neste capítulo pretendem representar o que realmente ocorreu. Podem ser figuras ideais para indicar a corrupção idólatra de padres e pessoas. E isso está de acordo com o caráter simbólico do número “quatro”; as quatro idolatrias representando as idolatria em todos os quatro quadrantes do mundo. Os deuses falsos do pagandom são levados ao templo para que possam ser detectados e expostos ao serem confrontados com o Deus da revelação. Ainda a história prova que a imagem ideal era sustentada por fatos reais que haviam ocorrido e estavam ocorrendo.

Introdução Bíblica e Pentateuco

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 8: 3 . Me levou por uma fechadura, etc. – Naquela época, os pecados desse povo rebelde estavam maduros para o castigo de seu cativeiro que se aproximava: eles se poluíram com todos os tipos de abominações egípcias, como aparece nesta famosa visão do profeta, em que suas três idolatria de capitais são descritas graficamente. O profeta se representa como uma visão trazida a Jerusalém. E à porta do portão interno que dá para o norte, ele viu a sede da imagem do ciúme, que provoca ciúmes.

Este é um prelúdio para as visões que descrevem as várias idolatrias da casa de Israel, onde, no esboço mais nobre de uma imaginação inspirada, a idolatria é ela mesma personificada e transformada em ídolo; e a imagem subliminarmente chamou a imagem do ciúme; o que o profeta explica observando, que foi aquilo que provocou Deus ao ciúme. Ele então prossegue para os vários cenários da visão inspirada. Veja a Divina Legação, vol. 3: Houbigant é de opinião que essa imagem de ciúme representava Marte, porque Tammus é mencionado no versículo 14, que certamente era o mesmo que Adonis; pois cada um desses ídolos estava na mesma parte do templo, e as mulheres choram por Adonis diante da imagem do ciúme, ou Marte, que matou Adonis por meio do javali, por ciúme: mas a opinião do bispo Warburton parece preferível. Em vez da porta do portão interno, podemos ler, porta ou entrada do portão da quadra interna.

Comentário de Joseph Benson

– Ezequiel 8: 3-6 . E ele estendeu a forma de uma mão – Ele pareceu fazê-lo. Isso, e tudo o que se segue, até o final de Ezequiel 8:16 , foi feito apenas em visão, como aparece na expressão usada aqui: e me trouxe as visões de Deus, etc. – De maneira semelhante, foi representado à mente do Profeta Eliseu ( 2 Reis 5:26 ) o que Geazi estava fazendo quando recebeu os presentes de Naamã, que o profeta ali chama estar presente com Geazi. A Jerusalém, à porta do portão interno – À entrada que leva ao pátio interno, chamada pátio dos sacerdotes, onde ficava o altar de holocaustos; onde estava a sede da imagem do ciúme – “Uma imagem criada nos arredores do templo, para provocar Deus ao ciúme, estabelecendo um rival contra ele no local dedicado à sua própria adoração”.

Provavelmente era uma imagem de Baal, pois esse foi o ídolo que eles adoravam principalmente. Como era extremamente provocador para Deus estabelecer outro objeto de adoração além dele; por isso, era ainda mais importante fazê-lo no local que fora construído e dedicado apenas a sua adoração. Falar no sentido figurado em que Deus é mencionado, com relação à nação judaica, a saber, como marido dela, era exatamente o mesmo que se o adúltero fosse trazido para a casa do marido a quem ele havia ferido. , à sua própria vista; portanto, é muito apropriadamente chamada aqui, a imagem do ciúme, ou que excita o ciúme. Que eu deveria ir longe do meu santuário – Quais são as provocações suficientes para me fazer abandonar o meu santuário, e entregá-lo para ser profanado pelos pagãos, Ezequiel 7: 21-22 . Isso é representado significativamente pela partida da glória divina do limiar do templo, Ezequiel 10:18 .

Artigo Relacionado  A Mordomia do Trabalho

Comentário de Scofield

Visões: As visões, ou seja, das antigas profanações do templo e da impiedade por causa da qual Israel estava na Babilônia, mostram ao profeta que ele poderia justificar a nova geração nascida na Assíria e na Babilônia durante o cativeiro, a justiça de Deus em o atual castigo nacional. As visões são retrospectivas; Israel havia feito essas coisas, daí os cativeiros. Essa cepa continua até Ezequiel 33:20 . É a visão divina da pecaminosidade nacional e da apostasia, revelada a Ezequiel em uma série de visões tão vívidas que, embora o profeta estivesse à beira do rio Quebar; Ezequiel 1: 1 ; Ezequiel 1: 3 ; Ezequiel 3:23 ; Ezequiel 10:15 ; Ezequiel 10:20 ; Ezequiel 10:22 ; Ezequiel 43: 3 Era como se ele fosse transportado de volta a Jerusalém e ao tempo em que essas coisas estavam ocorrendo. Essas visões da pecaminosidade de Israel são intercaladas com promessas de restauração e bênção que ainda precisam ser cumpridas. Veja “Israel”; Gênesis 12: 2 ; Gênesis 12: 3 ; Romanos 11:26 . Também “Reino (OT)”; Gênesis 1: 26-28 ; Zacarias 12: 8 .

OBS: Religiosidade pagã – Prezado professor, estimada professora, é muito importante conhecer um pouco da perspectiva religiosa de Tamuz e a adoração ao sol. Na religião babilônica, Marduque, deus principal dos caldeus, teria se casado com Semíramis, e desse casamento teria nascido Tamuz, também chamado Adônis pelos gregos, Osíris pelos egípcios. Nessa estrutura, ele é irmão da deusa Isthar, a mesma Astarte ou Astarote (1 Rs 11.5,33). O sol era cultuado tanto na Babilônia como no Egito. Outro conhecimento importante é a respeito da geografia religiosa. Por exemplo, a localização geográfica de Babilônia é na Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, no atual Iraque, cerca de 1.500 quilômetros de Jerusalém. A cidade veio a ser o centro irradiador da idolatria para outros povos. Os babilônios adoravam a diversos deuses, que eram personificações da natureza, como Sin, o deus-sol de Ur e Harã e Isthar era a deusa do amor e da guerra, Enlil, deus do vento e da terra. Bel, era o nome de outra divindade, do acádico belo, “senhor”, equivalente a Baal, deus dos cananeus. Com o tempo Bel veio a ser identificado como Marduque ou Merodaque, o patrono da cidade de Babilônia, que se tornou o deus principal no panteão babilônico (Is 46.1; Jr 51.44) (por Esequias Soares).

Comentário de Adam Clarke

– A imagem do ciúme – ????? ??? semel hakkinah . Certamente não sabemos de que forma era essa imagem, nem que deus ela representava. Alguns dizem que foi a imagem de Baal, que foi colocada no templo por Manasses; outros, que era a imagem de Marte; e outros, que era a imagem de Tammuz ou Adonis. A Calmet apoia esta opinião pelos seguintes motivos: – O nome concorda perfeitamente com ele. Ele foi representado como um belo jovem, amado por Vênus; quando Marte, seu amante, enfurecido e cheio de ciúmes, enviou um grande javali contra Adonis, que o matou com suas presas.

Por isso, foi a imagem daquele que foi vítima de ciúmes. O profeta, voltando para o portão norte, onde vira a imagem de ciúmes, Ezequiel 8:14 , viu as mulheres lamentando Tamuz. Agora, Tammuz, todos concordam, significa Adonis; era isso, portanto, que era chamado de imagem do ciúme. As Escrituras freqüentemente dão aos ídolos pagãos nomes de degradação; como Baal-Zebub, deus das moscas; Baal-zebul; deus do esterco. É provável que tenha sido Adônis que se chama Os mortos, Levítico 19:27 , Levítico 19:28 ; Deuteronômio 14: 9 , porque ele era adorado como um morto. E as mulheres representadas como adorando-o provavelmente eram

adúlteras e haviam sofrido com o ciúme de seus maridos. E esse culto à imagem do ciúme provocou Deus ao ciúme, a destruir essas pessoas más.

Comentário de John Calvin

O Profeta aqui relata que ele foi levado a Jerusalém para poder contemplar as superstições sujas pelas quais os judeus haviam profanado o templo. Mas primeiro ele diz que a forma de uma mão foi levantada. De onde novamente coletamos que o corpo não era sólido ou substancial que o Profeta tinha visto; mas era apenas uma figura visível como um símbolo da presença de Deus. Isso explica a palavra semelhança ou figura, pois não foi uma mão real que agarrou o Profeta pelas mechas ou pelos da cabeça, mas foi a semelhança de uma mão e, portanto, ele acrescenta , nas visões de Deus isso foi feito. . Ele realmente diz que foi carregado entre o céu e a terra, mas ninguém imagina que isso foi realmente feito, pois ele se explica e diz, nas visões de Deus.

Escatologia Bíblica Panorâmica

Por visões de Deus, ele entende uma revelação livre de toda dúvida: por há uma oposição silenciosa entre essas revelações divinas e os espectros que muitas vezes enganam os sentidos dos homens. Aqueles que interpretam “visões de Deus” simplesmente como profecia enfraquecem o que o Profeta desejava expressar enfaticamente; e aqueles que pensam que o nome de Deus usado aqui como epíteto (como os hebreus chamam de notável, divino) também se afastam do sentido genuíno do Profeta.

Artigo Relacionado  O Evangelho no Mundo Acadêmico e Político

Portanto, não há dúvida de que ele se opõe às visões de Deus a todos os espectros: pois Satanás, como sabemos, ilude os sentidos dos homens com seus prodígios e suas maravilhosas artes de fascinação: pois acontece que os filhos de Deus às vezes são iludidos: daí a O Profeta, para tirar todas as dúvidas de seus ensinamentos, diz que ele foi levado a Jerusalém em visões de Deus e acrescenta que ele foi levado ao portão norte. Sabemos que havia muitos portões da grande área, para que a entrada das pessoas fosse mais confortável.

Pois se houvesse apenas um portão aberto, eles teriam sido mais tumultuados, como geralmente é uma multidão. A área do templo tinha então um portão oriental e um norte; depois havia outros portões, que davam fácil entrada ao povo e também aos sacerdotes. Os sacerdotes realmente tinham uma área interna que era distinta, mas quando ofereceram vítimas no altar, eles se misturaram com o povo.

Portanto, essa foi a razão pela qual o piso do templo tinha portões diferentes. Agora, o Profeta diz que ele foi levado para a varanda do portão, para que ele não penetrasse diretamente na parte secreta do templo, mas parecia estar diante das portas, até que Deus o informou do que estava fazendo. dentro. Ele diz que havia o assento do ídolo. Não sabemos o que era o ídolo, exceto que o Profeta diz que era abominável. Ele o chama primeiro de ídolo do ciúme, e depois acrescenta o particípio, provocando Deus ao ciúme. Mas, embora o substantivo e o verbo sejam freqüentemente tomados em mau sentido, Deus transfere o afeto do ciúme para si mesmo e, nesse sentido, ele diz em Deuteronômio,

“Eles me provocaram: me deixaram com ciúmes do que não é Deus; portanto, eu os farei inveja” ( Deuteronômio 32:21 ).

– Ele faz alusão ao ciúme de marido e mulher, pois se a mulher se prostitui, o marido arde de indignação e esse surto de raiva é mais flagrante. Assim também quando a esposa, por sua vez, sabe que seu marido é um adúltero, ela é levado com intemperança e excesso. Assim, Deus, quando mostra como estima sua glória e adoração, se compara a um homem ciumento, quando nos voltamos para a adoração idólatra e adúltera. Nesse sentido, o ídolo que estava na varanda ou na entrada do templo é chamado de ídolo do ciúme, e o ídolo que causa ciúmes. Embora possamos também traduzir, foi a sede do ídolo causando ciúmes, uma vez que o substantivo ???? , kenah, é considerado no caso ablativo. Dizem que esse ídolo provocou ciúmes, porque os judeus ao erguerem esse ídolo pisaram em pé seu Deus, ou pelo menos tentaram prostrar sua glória. https://versiculoscomentados.com.br/index.php/estudo-de-ezequiel-8-3-comentado-e-explicado/

Conclusão

Quando observamos a mistura das coisas de Deus com os costumes carnais e idólatras que dominam em nossos dias, e especialmente na comemoração de festas sincretistas como Carnaval, festas juninas e outras mais, haverá sinal da parte de Deus, aonde o julgamento virá sobre os abominadores de forma inevitável.

Livros Históricos e Livros Poéticos

Sobre

Categorias

Categorias

Extras

No Portal você encontrará Comentários da EBD, Resumo de Livros e Esboços para Sermões

Subsídios para EBD
Sermões Bíblicos
Resumo de Livros

Dicas de Leitura
Subsídio para Missão

Aprenda Mais

Copyright © 2023 CTEC Vida Cristã. Todos os direitos reservados.