Os substantivos “mente”, “sentimento” e “entendimento” pertencem à esfera do intelecto, que permite à pessoa aprender, desejar, pensar e agir. Quem viveu o milagre do novo nascimento recebeu o processo de metanoia, isto é, transformação plena da mente e do pensamento. Algo que só o Espírito Santo pode fazer.
Neste artigo você estudará sobre:
ToggleI – TEXTO BÍBLICO
Filipenses 4
V, 8 — Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
V, 9 — O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
2 Coríntios 10
V, 3 — Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.
V, 4 — Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;
V, 5 — destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo.
II – SOBRE A EPÍSTOLA AOS FILIPENSES
Filipos era uma colônia romana e uma das principais cidades da Macedônia. Paulo esteve na cidade por ocasião de sua segunda viagem missionária e ali fundou a primeira igreja europeia. Isso aconteceu na casa de uma empresária chamada Lídia, vendedora de púrpura. O apóstolo deixou a cidade por causa das pressões locais, mas o relacionamento entre ele e os filipenses continuou. Cerca de dez anos depois, Paulo escreveu de Roma a esses irmãos, por volta do ano 62 ou 63 d.C.
1. A doutrina.
O objetivo da carta não era solucionar problemas doutrinários nem de relacionamentos entre os filipenses, pois eles haviam amadurecido rapidamente. Um dos propósitos estava vinculado à amizade e ao amor recíproco do apóstolo (Fp 1.7-9; 4.1). Os problemas referentes às heresias eram periféricos.
O apóstolo trata desse assunto mais como precaução. Paulo menciona os legalistas no capítulo 3, mas não era algo agudo na Igreja, visto que em Filipos nem sequer havia sinagoga (At 16.13). Isso mostra que a população judaica não era significativa na cidade. Note que seus habitantes consideravam-se romanos (At 16.21). Não havia nada de muito grave na igreja que o apóstolo precisasse corrigir.
2. O relacionamento.
Havia entre os filipenses alguns problemas que são próprios da natureza humana e comuns nas igrejas ainda hoje (Fp 1.27; 2.3,14). É possível que o pedido do apóstolo para ajudar as irmãs Evódia e Síntique indique algum problema de desentendimento entre elas (Fp 4.2). O apóstolo pede que haja unidade e harmonia entre os crentes, tendo por base a humildade e o exemplo de Cristo. O apelo paulino é para que haja entre os filipenses “o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (Fp 2.5).
3. O ensino.
Filipenses é uma epístola prática, e os pensamentos teológicos aparecem casualmente, como no parágrafo teológico por excelência, no capítulo 2.5-11, e no lar celestial prometido aos cristãos, no final do capítulo 3. O sentimento de gozo e regozijo dominava os crentes de Filipos, e este é um dos temas da carta: a alegria. A Igreja de Filipos é um exemplo a ser seguido por todos; isso porque havia nela o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
III – SOBRE A “MENTE” NO CONTEXTO BÍBLICO
Há diversos termos nas línguas originais da Bíblia para “mente” e seus derivados. Vamos estudar alguns deles aqui. Cada termo apresenta diferenças sutis, mas significativas.
1. A mente como faculdade psicológica.
O Novo Testamento grego emprega o termo nous , de amplo significado, como “mente, entendimento, intelecto, pensamento, sentido” (Rm 11.34; 1Co 2.16; 14.14; 2Co 11.3). Na presente lição, o sentido dessas palavras é de uma faculdade psicológica que envolve compreensão, raciocínio, pensamento e decisão: “De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, sou escravo da lei do pecado” (Rm 7.25 — Nova Almeida Atualizada). O apóstolo Paulo está se referindo ao “eu” regenerado em contraste com a carne, sem o controle do Espírito Santo. É com essa mente cristã que desejamos a lei de Deus, ou seja, “a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus” (Rm 8.2).
2. A mente como forma de pensar.
A mente aparece também no Novo Testamento como uma maneira ou forma especial de pensar. A ideia nesse caso é de disposição e de atitude, tanto no sentido negativo: “estando cheio de orgulho, sem motivo algum, na sua mente carnal” (Cl 2.18 — Nova Almeida Atualizada); como positivo; “armai-vos também vós com este pensamento” (1Pe 4.1). Assim, ter “a mente de Cristo” (1Co 2.16) significa pensar como Ele.
OBS: “O PENSAMENTO BÍBLICO
Retomando Provérbios 4, o sábio inicia o versículo 20 pedindo: ‘atenta para as minhas palavras, às minhas razões inclina o teu ouvido’. O versículo 21 exorta: ‘guarda-as no meio do teu coração’. Tanto a palavra ‘atenta’ quanto a palavra ‘guarda’ denotam uma atividade que abrange o processo racional do pensamento. Elas remetem à ideia de ponderar, prestar atenção para o que está sendo ensinado. Esse trabalho de processamento do pensamento tem a ver com selecionar o que será o centro da sua atenção.
Esse exercício é muito importante, pois o que pensamos inevitavelmente gerará emoções e sentimentos […]. Sim, como vimos, conforme a Bíblia, trata-se de um exercício do coração. Foi Deus quem nos dotou de intelecto para escolhermos o bem, o caminho da vida; logo, a Bíblia e a fé cristã não anulam o intelecto e o pensamento, mas direciona-os segundo a ação do Espírito Santo (Jo 14.26; 16.8).” (OLIVEIRA, Marcelo. Alcance um Futuro Feliz e Seguro. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, pp.38,40).
3. Espírito.
O substantivo grego pneuma , traduzido geralmente por “espírito”, é usado ainda de forma metafórica como modo de ser, atitude, forma de pensar: “se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão” (Gl 6.1). É uma atitude ou modo de ser que reflete a forma como uma pessoa encara ou pensa sobre um assunto. Essa expressão é usada em contraste entre o divino e o meramente humano (Mc 2.8; At 17.16; 1Co 2.11; 5.5; Cl 2.5).
4. Coração.
O coração aparece em toda a Bíblia como o centro da vida física, espiritual e mental; emotiva e volitiva. É a fonte de vários sentimentos e afeições, como alegria e tristeza (Pv 25.20; Is 65.14). O coração é a sede do pensamento e da compreensão (Dt 29.4; Pv 14.10). Seu uso metafórico aparece como a fonte causativa da vida psicológica de uma pessoa em seus vários aspectos, mas a ênfase especial nos pensamentos significa o “homem interior” (Mt 22.37; 2Co 9.7; Rm 2.5). Esse sentido aparece também no Antigo Testamento: “guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Pv 4.23).
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OBS: ARGUMENTO BÍBLICO
“A palavra grega metanoia sugere, fortemente, que o pecador mergulhe para além da mera consciência intelectual quanto à pecaminosidade. Mas que o faça com tal ímpeto e repulsa, que o leve a rejeitar o mal e a seguir a Cristo, desejando aprender cada vez mais do Salvador (Mt 3.8; At 5.31; 20.21; Rm 2.4; 2Co 7.9,10; 2Pe 3.9). Vejamos, agora, o lado positivo da conversão. O pecador deve não somente ‘voltar-se de’ mas ‘voltar-se para’. Assim, voltamo-nos do pecado para voltarmo-nos para Deus. O voltar-se para Deus é um ato de fé. Consiste em se entrar numa relação positiva com Deus.
É algo central na experiência cristã; enfatiza a importância da fé. ‘Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam’ (Hb 11.6). Todas a nossas relações com Deus acham-se ancoradas na fé” (MENZIES, William W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. Série: Clássicos do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2003, p.86).
IV – SOBRE A MENTE DE CRISTO
O sentimento que norteava a vida dos irmãos filipenses era de alegria e de comunhão. É isso que deve prevalecer na vida cristã em todos os lugares e em todas as épocas.
1. O sentimento de alegria.
“Regozijai-vos” é uma saudação grega, mas aqui Paulo exorta os filipenses e todos os cristãos à alegria. O apóstolo acrescenta: “sempre, no Senhor”. O Senhor Jesus é a fonte inesgotável de gozo e alegria, e isso dá à saudação um sentido complemente novo. Como resultado desse estado de graça está o bom relacionamento do cristão com as demais pessoas. O termo “equidade” (v.5) é a tradução do adjetivo grego epieikés , “compreensivo, bondoso, benigno”. A Almeida Revista e Atualizada traduz por “moderação”. Essa deve ser a atitude de quem tem a mente de Cristo em relação às pessoas que nos rodeiam. É o que Deus espera de todos nós. A expressão “perto está o Senhor” (v.5) diz respeito à vinda de Jesus que se aproxima (Ap 1.3; 22.10) e nos inspira a essa moderação.
2. Nossa gratidão a Deus.
Os filipenses viviam num clima de perseguição religiosa. Paulo estava na prisão. Mas nada disso era problema suficiente para roubar a alegria dos crentes: “a alegria do SENHOR é a vossa força” (Ne 8.10). Mesmo nas dificuldades, quem tem uma mente guiada por Cristo não se desespera; antes, as suas petições são levadas à presença de Deus “pela oração e súplicas, com ação de graças” (v.6).
3. A paz de Deus.
O termo noema , “pensamento, mente”, diz respeito à faculdade geral de julgamento para tomar decisões, no sentido de bem ou mal, certo ou errado. A ideia dessa palavra é de entendimento da vontade divina concernente à salvação (2Co 10.5). Esse noema pode se corromper (2Co 11.3) e se tornar endurecido (2Co 3.14), a ponto de impedir a iluminação do evangelho de Cristo (2Co 4.4). Mas a paz de Deus na vida cristã está acima de todos os bens que uma pessoa pode adquirir e sobrepuja a todo entendimento, pois vai além da razão humana. Ela excede “os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (v.7).
OBS: “PENSAMENTO PROTEGIDO – Nossa tradição pentecostal sempre observou o valor da meditação diária da Palavra de Deus. Entre nós, sempre houve o estímulo de iniciarmos a jornada diária com a meditação da Palavra de Deus nas primeiras horas do dia. A ideia é que o que meditamos na Bíblia nas primeiras horas do dia deve tornar-se o objeto de nossa atenção ao longo de todo o dia, ou seja, nosso pensamento deve estar imerso na Palavra de Deus. As palavras ‘atentar’ e ‘guardar’, como nos ensina Provérbios 4.20,21, exorta-nos ao exercício intelectual da leitura, da reflexão e da memorização do texto bíblico. Esse processo fecha o ciclo da meditação bíblica. Isso significa que um valor eterno, ou um conceito que o texto bíblico ensina, deve dominar nosso pensamento ao longo do dia.” (OLIVEIRA, Marcelo. Alcance um Futuro Feliz e Seguro. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, p.40).
V – OS PENSAMENTOS — A ARENA DA BATALHA NA VIDA CRISTÃ
O cuidado com os pensamentos trata-se de uma disciplina pouco explorada desde a nossa infância. Aprendemos conhecimentos gerais, somos disciplinados a respeitar regras e ao preparo quanto à vida profissional.
No entanto, há pouco aprendizado em relação a lidar com os pensamentos e as emoções. Isso tem resultado em adultos ansiosos, instáveis emocionalmente e com baixa autoestima. A Palavra de Deus destaca a importância de cuidar da mente, não se permitir ser enganado pelas emoções ou pelos pensamentos invasivos que se opõem aos princípios divinos. Por essa razão, o crente deve atentar para a forma como lida com seus pensamentos, não permitindo que o medo controle suas emoções de tal forma que a suas ações sejam comprometidas.
A respeito desde assunto, Lesli Parrot, em sua obra A Batalha Pela Sua Mente (CPAD), discorre que no contexto cristão, a infelicidade em lidar com a batalha na mente é resultado da imaturidade: “Tiago descreve os quatro fatores normalmente presentes nos cristãos que são vítimas da sua própria imaturidade:
1. Na vida de cada cristão imaturo, existe a falta de sabedoria, que é um nível baixo de bom senso.
2. Na vida de cada cristão imaturo há uma fé hesitante, que oscila pelos ventos do desapontamento. Sempre imerso em boatos até os joelhos, o cristão hesitante é sempre ansioso e amedrontado.
3. Na vida de cada cristão imaturo há muita dependência de algum milagre que compense toda a falta de bom senso e toda a fé hesitante.
4. Na vida de cada cristão imaturo, existe o problema da instabilidade. As pessoas imaturas desistem facilmente, se sentem desencorajadas pela falta de aprovação de outros, e frequentemente vivem duas vidas, uma na igreja e a outra no mundo. A indecisão faz com que o possível cristão seja inútil para Deus, para si mesmo, e certamente para qualquer outra pessoa”. (2010, p.79).
O cristão precisa se habilitar para lidar com a batalha que ocorre no campo mental. Como aconselha o apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios, as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus para destruição das fortalezas (2Co 10.4).
Com as armas que Deus nos concede, podemos destruir todo conselho e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e levar cativo todo entendimento à obediência de Cristo (v.5). Agindo assim, nosso pensamento estará continuamente preenchido com as virtudes que “vêm do Alto” e estaremos preparados para lidar com as intempéries da batalha que ocorre no campo da mente. https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2019/2019-01-06.htm
CONCLUSÃO
O nosso comportamento na vida diária, no lar, na Igreja, no trabalho e na sociedade reflete o que há em nosso coração, e isso mostra por si só quem domina a nossa mente. Há pontos na fé cristã que são inegociáveis, e quem é dominado pelo Espírito não abre mão de sua fé nem cede um milímetro sequer de sua fidelidade a Deus. É esse espírito que domina a mente dos crentes fiéis em Cristo Jesus.
– Bibliografia
– Bíblia de Estudo Gesiel Gomes
– Bíblia Cronológica
– Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa
– Apontamentos Teológicos do autor
– Disciplina grade ctec vida cristã – Antropologia Bíblica
– https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2019/2019-01-06.htm
– LIÇÕES BÍBLICAS CPAD ADULTOS – 1º Trimestre de 2019 – Título: Batalha Espiritual — O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal – Comentarista: Esequias Soares – Lição 6: Quem domina a sua mente – Data: 10 de Fevereiro de 2019
– Comentário: Pastor Josaphat Batista – Pr. Presidente da Assembleia de Deus em Mundo Novo-Ba. Pós-graduado em Docência do Ensino Superior – Bacharel em Teologia convalidado pelo MEC – Pós-Graduando em História, Membro da academia Pré-Militar (ACPMB) – Pós-Graduando Ciências da Religião (Famart) – Juiz de Paz (CONAJ), Graduando História (Facuminas), Formação da Alfabetização da Língua Grega (Koiné), DIRETOR do CTEC VIDA CRISTÃ (Centro Teológico de Educação e Cultura), Autor do livro 1000 Esboços Bíblico para Sermões – Autor da Revista de Estudo Bíblico acerca de João Batista – Autor da Revista acerca de Absalão, Autor do Livro Evidências Reais do Apocalípse – Autor do Livro Escatologia Bíblica Panorâmica, Conferencista, Seminaristas, Escritor e fundador dos Congressos EBD no Campo de Camaçari-Ba. – Aproveite e estude cursos gratuitos no CTECVIDACRISTA.COM e comentários anteriores das Lições Bíblicas EBD. Ver outros comentários (anteriores) do trimestre em vigor no Site: www.portalebd.org
